domingo, abril 12, 2015

Leituras

"Palácio da Lua", "Nocturno Chileno", "A Balada de Adam Henry". Raras vezes tive oportunidade de ler em sequência 3 autores que tanto admiro (se bem que, na minha escala de grandezas, Paul Auster não chegue aos calcanhares de McEwan e muito menos às plantas dos pés de Bolaño).

Raras vezes, disse? Nunca, que me lembre, tinha acontecido tal alinhamento na minha mesinha de cabeceira. É como se os planetas ajustassem vontades de acordo com a satisfação da felicidade de um indivíduo em particular. Eu.

Como se os planetas tivessem vontades...

Auster é um mestre, Bolaño um supraterrestre e Mc Ewan é outra coisa qualquer. A literatura ainda tem muito para nos oferecer. A literatura oferece-nos a possibilidade de salvação da alma. Veja-se a Bíblia, veja-se o Corão, a Torah.

Se aqueles que dedicam a vida a ler um único livro fossem capazes de variar a sua leitura o mundo estaria salvo, o Paraíso à distância de um passo de anão.

3 comentários:

João Menéres disse...

Há imensos anos, li um do IAN McEWAN.
Já não estou recordado qual foi.
Sei que gostei.
Deve andar por aqui no meio de tantos outros...

Jorge Pinheiro disse...

Expiação? Grandes autores.

Silvares disse...

Sem dúvida, meus caros, 3 grandes autores. Por vezes penso em todos os outros grandes que eu, simplesmente, desconheço. Mas, ainda assim, fico contente por ler estes. :-)