segunda-feira, março 12, 2007

Uma série em DVD

Foi oferta de Natal mas só agora acabei de ver os 12 episódios de "Roma". A coisa já tinha passado no Canal 2 da RTP (onde mais poderia ter passado?) e assistira a um número considerável de episódios, perdendo outros. Com a caixa de DVD's na mão dei-me ao luxo de ir vendo a série com tempo e com calma, confirmando a excelente impressão com que ficara dos episódios vistos na TV.
Uma reconstituição histórica que me parece extraordinária (não sou um especialista da História de Roma mas...) e um conjunto de personagens agradável, apoiam um argumento ficcionado que cruza factos com pura imaginação. O resultado é eficaz e deveras interessante do primeiro ao último minuto.
A versatilidade do argumento nunca permite que o espectador se desinteresse, antes pelo contrário. A deslumbrante reconstituição da mítica Roma de Caio Júlio César, das ruas, dos "grafittis" (!!!), dos interiores das domus e das insulae, as roupas, os penteados... tudo contribui de forma objectiva para fazer desta série um objecto muito curioso a vários níveis.
A não perder, caso se ofereça a oportunidade de ver.

Sem comentários: