sábado, março 17, 2007

Estranho (pelo menos)

Toda a gente sabe o que foi o Euro 2004 em matéria de esbanjamento, com a construção de uma mão-cheia de estádios de futebol entre demolições, remodelações e outros puxados das profundezas da terra. Estádios caríssimos, enormes e desajustados das necessidades. Após o Campeonato da Europa o estádio de Aveiro ou o de Leiria, para citar dois exemplos, têm uma assitência média de 1500 a 2000 espectadores para uma capacidade de 30000!!! Foram estádios construídos para fazer um ou dois jogos e depois nem sequer há capacidade fnanceira para garantir a manutenção dos monstrecos.
Mas, de todos, o mais gritantemente desnecessário foi, sem sombra para dúvidas, o estádio do Algarve. Sem um clube da 1ª liga num raio de algumas centenas de quilómetros, esse estádio pura e simplesmente nunca teve quem lhe desse uso. Uma obra faraónica sem múmia para meter lá dentro é coisa que só se explica na escuridão dos negócios do betão que vão cimentando a nossa torpe economia.
Mas eis que surge a hipótese de redenção! O estádio do Algarve está a ser transformado em pista para automóveis de rali! Sim, é verdade, será palco para provas especiais do Rali de Portugal. A relva já foi revolvida, removida e tosquiada. No seu lugar está agora uma pista de terra batida, maravilhosa, magnífica, mesmo. À boa maneira portuguesa lá se desenrascou qualquer coisinha para alimentar aquele elefante branquíssimo. Anda agora muita gente satisfeita por se ter encontrado tão brilhante solução. Só pergunto se seria mesmo necessária toda esta tolice pegada?
Pergunto ainda quem foi o responsável pela aprovação e construção do dito cujo, uma vez que o dinheirinho investido saíu dos bolsos de todos nós. Com esta capacidade de planear o futuro não há passado que aguente!

3 comentários:

Anónimo disse...

O estadio algarve tem uso de 2 equipas.. louletano da 2ªdivisão e farense dos ditritais. Tanto uma como outra equipa custumam levar aos seus jogos mais do que o leiria na 1ªliga.... é só consultar

Anónimo disse...

cerca de 2500 / 3000

Anónimo disse...

Olha que as exibicoes do leiria tem subido bastastante e têm levado mais gente ao estadio cerca de 5000.Mas tambem relembro que a cambra de leiria esta a tentar vender o estradio a 1 empresa privada pois da muito prejuiso.