segunda-feira, agosto 17, 2020

Saudade

Dizem por aí que a palavra "saudade" não tem tradução, que é a expressão de um sentimento muito português, uma exclusividade nossa, uma bizarria. Tretas! Quem ama e sente a distância sabe bem o que é "saudade". 

O coração mingua, a garganta aperta-se um nadinha, o peito parece ficar um pouco louco, o corpo atrapalha-se. Estas são algumas das sensações físicas provocadas pela saudade. Explicar a coisa no campo psicológico é mais estranho, mais arriscado. Será a saudade uma sensação física?

Talvez; talvez a saudade seja coisa física, talvez não haja explicação possível em termos... digamos... termos médicos. Penso que a poesia seja o meio mais eficaz para tentar explicar a saudade, penso que a saudade seja coisa do campo de uma medicina poética, coisa do universo da magia. 

Que digo eu? Na verdade a saudade não se explica, sente-se. E eu sinto uma grande, enorme, profundíssima saudade.

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Silvares!!
Não sentimos saudades de coisas ruins, mas o nosso cérebro é trapaceiro porque consegue transformar coisas ruins em boas quando nos distanciamos delas. O melhor remédio para a saudade é se distrair. Estou craque nisso!! (rs*) Também sinto muitas saudades mas como sentimento de proteção. Ao contrário do que pensa, a saudade faz bem à saúde, ela ocupa espaços ociosos e nos preenche dos melhores momentos que vivemos.
Beijus,

Silvares disse...

Grato pelas suas reconfortantes palavras :)