terça-feira, novembro 06, 2018

Questões

Sempre me confundiu a ideia de que a Economia estivesse em constante crescimento, como se fosse um Universo em expansão. Para mim as coisas são como balões, enchem, enchem, enchem, enchem até à quase loucura, enchem até à eminência do desastre, até à eminência do susto e... pum!

O crescimento constante, o Infinito, decididamente são conceitos que ficam muito para lá da minha capacidade de compreensão.

Nos últimos tempos tenho juntado outra perplexidade a esta lista. Pode uma sociedade evoluir seguramente em direcção a... bom, em direcção a algo melhor... algo diferente? Algo diferente não implica algo melhor e o conceito de evolução social tem muito que se lhe diga. É aqui que enfio os pés na lama e começo a ter dificuldades em movimentar as ideias.

Para mim uma sociedade melhor implica uma maior distribuição dos bens e da riqueza, implica uma maior liberdade individual e de expressão. Implica que um indivíduo possa ser quem quiser, optar pelo estilo de vida que lhe pareça mais cómodo. Uma sociedade melhor implica que os direitos das minorias sejam reconhecidos e respeitados, que os fortes sejam solidários com os fracos.

Poderia estar para aqui a estender a lista mas estes aspectos já me chegam para questionar: há outro tipo de evolução social? Algum destes aspectos é condenável à luz de uma ideologia social justa e equilibrada?

Para já fica a questão, lançada no abismo silencioso da zumbisfera.

1 comentário:

Anónimo disse...

O que vc preconiza é um outro mundo. Neste habitado por homens e animais menos civilizados é impossível desejar maior distribuição da riqueza, maior liberdade, que as maiorias alcancem seus desejos, e que os fortes subjuguem-se aos fracos. Utopia. O mundo não é redondo como tentam nos convencer. Ele é uma pirâmide como já sabiam os faraós. Há uma base muito ampla para sustentar o bico da pirâmide. A maioria esta na base. Os do bico nunca vão ceder seus lugares.E já provado que a pirâmide de ponta cabeça, não se sustenta. Essa é a realidade.