sexta-feira, agosto 22, 2008

Um filme infernal!




Hellboy II, O Exército Dourado, é um filme daqueles.
Para quem não gosta de Comics ou de cinema para as massas é um daqueles filmes que fica bem nem saber do que se trata. Um verdadeiro intelectual não se interessa por semelhante barbaridade cinematográfica.
Para quem gosta de Comics e de cinema para as massas é um daqueles filmes que não se pode perder (nem que para isso tenha de se suportar um barulhento comedor de pipocas nervoso na cadeira do lado, remexendo o fundo do balde de papelão de cada vez que um novo monstro entra em cena).
Na verdade é um filme que se situa numa estranha e arejada fronteira. Uma fronteira entre o cinema para as massas (melhor seria dizer, para as pipocas) e uma inovadora forma de tratar um universo fantástico, carregado de referências pouco usuais no cinema para os bárbaros americanos, o que faz dele algo diferente, a merecer um olhar curioso mesmo por parte dos intelectuais mais pedantes.
Talvez por isso apareça no material de promoção a referência ao realizador Guillermo del Toro, apresentado como o "Visionário criador de O Labirinto do Fauno", num evidente piscar de olho a um segmento de público menos disponível para admitir que é capaz de se deslocar a uma sala de cinema para ver um filme no qual o protagonista é um filho do Diabo que corta e raspa os cornos para parecer humano e que gosta de fumar charutos, como Fidel Castro. Sim, porque "o Labirinto..." mostra o talento do realizador apesar de não incluir na sua promoção a frase "do visionário criador de Hellboy "(del Toro realizou o anterior Hellboy, pois, antes de "O Labirinto...", enfim...).
Esquecendo esta conversa importa referir o magnífico festim visual que é este Hellboy II. A quantidade de personagens fantásticas e o recurso a algumas técnicas tradicionais para a sua criação são de sublinhar. É claro que há (muitos) efeitos especiais criados em computador mas as cenas (por exemplo) do mercado Troll (brrrrr, que coisa pode ser essa?) são espectaculares e os bonecos que por ali aparecem absolutamente deslumbrantes.
Fui ver com a minha filha e posso garantir que foram duas horas de pura diversão e que ainda deram para trocar algumas ideias interessantes sobre lendas, mitos e iconografia medieval. Estranho? Absolutamente nada. Nós somos aquilo que comemos!

7 comentários:

Anónimo disse...

vi na tv um pequeno filme(traila...) sobre a realização do filme(viste???), onde entrevistavam os actores e mostravam a caracterização das personagens...aquilo é uma loucura em imaginação.
Cenários e personagens futuristas, a lembrar alguns desenhos do Moebius.
Gostei bastante do ambiente geral da coisa.
Acho que o filme é uma boa surpresa dentro da temática dos filmes de super-heróis.
O Realizador Espanhol(o Guillermo)fez uma Obra Excelente!!!
É muito Talento junto num só filme.

+++Hellboy é tb um personagem atípico. Um diabo que cortou os cornos para poder passar nas portas...
de DOIDOS!!!

Silvares disse...

É, o ambiente criado é muito bom. Um imaginário delirante!

Francine Esqueda disse...

Oie...Como vai?
O Sábado também está ensolarado por ai!?... Eu vim fuçar e agradecer sua visita nas minhas TERAPIAS EXPRESSIVAS!
Nossa, aqui sempre tem boas dicas! Fico louca querendo experimentar tudinho o que vc posta! rs...
APROVEITE MUITO O FIM DE SEMANA!
Beijos e bençãos

Anónimo disse...

Também vi esse "traila" deu no canal 2. Acho uma boa, adoro filmes fantásticos.

Sol aos Quadradinhos disse...

HELLBOY, que veio dos INFERNOS, está sempre pronto para acabar com os Mauzões, estejam eles onde estiverem.
LIMPEZA!!!

Anónimo disse...

Silvares,

de uma olhada nas suas CONFIGURAÇÕES pois seu blog esta aparecendo como IMORAL...com tarja VERMELHA!
O que será que aconteceu? Denúncia por causa da gordinha aí de baixo?
Só pode ser coisa de alguém com complexo!

Silvares disse...

Olá Francine, hoje já é Domingo mas o sol continua a brilhar lá fora. Esse filme tem algumas qualidades,dá para verificar.
Beijos.

Roserouge, é ir ao cineminha!

Limpeza completa!

Pois é Eduardo, quando entrei no Blogue dei com essa informação. O que posso fazer? Basta um parvo qualquer considerar imoral o nosso blogue e logo ficamos marcados?