terça-feira, setembro 18, 2007

Sorrisos

Um salto até à página da White House (http://www.whitehouse.gov/news/releases/2007/09/20070917-6.html) permite ter acesso a uma verdadeira conversa de tótós entre os dois bonecos representados na imagem acima. Se o teor das conversas mantidas ao que chamamos "mais alto nível" é aquele estamos mal servidos. A formalidade da coisa e o vazio absoluto do discurso dão bem a imagem da hipocrisia que reina nas relações entre os poderosos deste mundo e respectivos lacaios de ocasião.
I do want to thank the people of Portugal for supporting your decision to help the people of Iraq and Afghanistan realize the blessings of freedom, and I appreciate that. diz Bush; And thank you also for the opportunity to discuss some of our more delicate matters in the international agenda, mainly the question of Kosovo and the Middle West [sic] problem. debita Sócrates na resposta. Note-se o pormenor da gralha do Middle West, com Sócrates a fazer o papel de burrico de serviço.
Enfim, leveza e vacuidade q.b. nos discursos destes dois matrecos, de tal forma que fica a sensação de estarem a brincar aos presidentes.
Uma coisa que impressiona nestas cenas são os apertos de mãos. Sorrisos de plástico mais ou menos amarelo a manterem-se o tempo suficiente para as fotos de ocasião. Neste aspecto particular o sorriso de Bush é muito mais eficaz. Sócrates parece estar com os tomates entalados na braguilha.

Sem comentários: