quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Macaquices


Uma vez li algures (ou terei sonhado?) que uma democracia é um sistema político em que até um macaco pode ser eleito presidente. Se não li, vi essa ideia reforçada com candidaturas de um marimbondo e de uma personagem de Banda Desenhada, entre mais exemplos espectaculares, em eleições locais no Brasil, se não estou em erro. Bom, seja como fôr, apesar de a minha memória não estar clara no que diz respeito a estas histórias, temos o exemplo máximo de um dirigente simiesco em George W Bush, eleito graças a um sistema de voto defeituoso e que veio a ser um dos principais responsáveis pelo miserável estado deste mundo e mesmo do outro, já que esta vida obriga os seres humanos a cometerem pecados terríveis e lhes enegrece a alma.

Vem isto a propósito do que se vai passando em Portugal nos tempos mais recentes. Os nossos actuais dirigentes andam completamente malucos. Poderia estabelecer as mais variadas comparações entre as principais figuras do estado e os animais do jardim zoológico mas não seria justo com as bestas.

O primeiro ministro anda enfiado em confusões até ao pescoço, o presidente da república mal consegue articular duas ideias seguidas sem se esquecer da primeira o governo parece ter entrado em derrapagem irrecuperável.

Num sistema merdoso como o nosso, quando o Partido Socialista entra em crise logo avança o PSD para reclamar a sua vez de deitar as patas ao aparelho de estado. Não há 3ª escolha, temos merda ou temos caca e mais nada. Isto significa que o dirigente máximo do partido que calha em sorte governar salta para o poleiro de primeiro ministro num abrir e fechar de olhos.

Vem isto a propósito da disputa do lugar de boss do PSD. Se Pedro Passos Coelho for eleito presidente do partido e chgar a governar Portugal então poderemos mudar um pouco a frase que abriu este post: Uma democracia é um sistema político em que, por vezes, seria melhor que um macaco fosse eleito presidente.

Sem comentários: