terça-feira, agosto 14, 2007

Bem-estar animal

Uma notícia de última hora dá a conhecer o estranho caso de dois suinicultores detidos por desobedecerem à Inspecção do Ambiente (ver notícia em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1302227). Como de costume a coisa é bastante confusa uma vez que se trata de cumprir regras estabelecidas por leis. Ora as ditas regras teriam uma situação de excepção prometida pelo Governo durante um certo período de tempo e, imagino, fiados na tal situação extraordinária os ditos suinicultores ter-se-ão esticado um bocadinho na merdice que descarregam para o rio. Foram avisados, continuaram a encher o rio de merda e agora vão dentro que se lixam.
Mas a coisa não fica assim e está prometida uma manifestação "Vamos fazer uma concentração de suinicultores para manifestar a nossa preocupação", já que este tipo de fiscalizações pode conduzir ao "fim da suinicultura em Portugal". A concentração será junto ao Governo Civil de Leiria. As fiscalizações podem conduzir ao fim da suinicultura em Portugal!? Quer isto dizer que ou deixam os criadores de porcos fazer as coisas como muito bem entendem ou deixamos de ter costeletas e chouriças no mercado? Deus nos valha! A ameaça é grave e aterradora. Por um lado há a questão ambiental. Por outro a satisfação de uma necessidade básica da população que é a bela carnucha de porco. O meu coração balança.
No meio desta inquietante notícia há uma passagem que me deixa intrigado "Há um problema de licenciamento das suiniculturas em Portugal", mas aquelas "explorações têm declarações de bem-estar animal" que permitem aquele número de porcos, disse David Neves. que é o Presidente da Associação de Suinicultores lá do sítio. Declarações de bem-estar animal!!! O que quer isso dizer? Que os bichos vivem em condições óptimas até ao dia em que lhes cortam a gorja e os esquartejam em bifanas e presunto? Caramba, somos mais cínicos do que pensava.
Nunca mais vou comer escalopes descansado. Merda a boiar nas águas do rio e porcos de óculos escuros a gozarem um belo banho de lama num paraíso a prazo. Tal e qual como nós.

Sem comentários: