
Dependendo das situações concretas a Fonte expele algo em conformidade. Neste caso a Fonte jorra violência e recalcamento.

Recebi este relato dos acontecimentos por e-mail. Foi na tarde de 25 de Abril, em plena baixa lisboeta. Uma amarga ironia durante a celebração do Dia da Liberdade. Ora leiam:
Aqui há uns anitos houve uma tentativa de amputar o "R" à revolução. Se bem me lembro Durão Barroso era ainda 1º ministro e andava Paulo Portas a destilar glamour nos gabinetes ministeriais. Fizeram aquele cartaz com uns cravos Pop, numa macaqueação infeliz da estética de Warhol, e quiseram fazer-nos acreditar que a Revolução terminou há muito e vivemos agora a felicidade imensa de uma sociedade evoluída. Mas os cravos de Abril são vermelhos e a Revolução nunca acaba, apenas muda de paradigma.
Não parece ser fato de Carnaval. Se dúvidas houvesse, a bandeira branca na parede mostra que a cena é real.
Este livrinho (pela imagem dá para ver a dimensão da coisa) hoje distribuído com o Público merece leitura. O 1º texto, "Da natureza do fanatismo" constitui uma reflexão extremamente lúcida sobre os mecanismos que põem em movimento as fábricas que produzem em massa os fanáticos de todas as naturezas. O leitor (aconteceu comigo) fica a perceber melhor os seus próprios fanatismos, pequenos ou grandes.
Hoje de manhã tinha este papelinho no pára-brisas do meu carro. Domingo é Dia do Senhor, eu sei, mas há limites mesmo para as mensagens que nos chegam em Seu nome. Estes evangelizadores da treta começam a misturar política e causas sociais na sua abstrusa mensagem religiosa transformando tudo num escaldante caldo de mais pura vigarice.
Ilustrações! Um mundo espectacular de sentidos e segundas leituras (e terceiras e quartas...). Foram atribuídos os prémios da 3ª edição do World Press Cartoon Sintra 2007. (ver premiados em http://www.publico.clix.pt/docs/imagens/wpcartoons/index.html)
Não sei bem o que isto é mas não quero quebrar a corrente! Eduardo Lunardelli (http://cimitan.blogspot.com/ Varal de Idéias) achou que o 100 Cabeças seria um Blog com qualidades para entrar neste jogo e poder ostentar este simbolozinho. Com uma pontinha de orgulho, confesso. É um reconhecimento entre iguais, o que sabe sempre bem. Até porque os comentários no 100 Cabeças não abundam embora eu tenha a sensação que recebo algumas visitas de vez em quando.
Seja como for, mais uma vez obrigadão para o Eduardo.
Devo agora escolher 5 blogs da minha preferência para este "Thinking Blogger Award". Olhando para a coluna de links aí ao lado não é muito difícil.
Os meus preferidos são o Underworld da Alice Geirinhas http://alicegx.blogspot.com/, a incomparável Fada do Lar http://www.fairywonderland.blogspot.com/, o estranheco Opium Bombe do Gonçalo Pena http://www.goncalopena.blogspot.com/, a misteriosa Pandora Complexa do Rui Vitorino Santos e do Júlio Dolbeth http://pandoracomplexa.blogspot.com/, finalmente o verdadeiro Blogger Pensante que é o Pobre e mal Agradecido do Rui Tavares http://ruitavares.weblog.com.pt/.
Pronto, está feito. Não sei se estes meus admirados vão dar seguimento à corrente. Por mim vou colocar o bonequinho aqui ao lado. E deixá-lo ficar!
Esta história conhece desenvolvimentos lamentáveis. Como já era de esperar a Câmara Municipal de Lisboa mostrou, uma vez mais, a sua capacidade de meter nojo, à imagem do que acontece com a generalidade das instituições públicas da nossa praça.
Pior ainda, os energúmenos encapuzados do costume vieram ameaçar os "Gatos" de represálias infames, mostrando como não são capazes de conviver de forma decente num espaço democrático. Retiro o que disse alguns posts abaixo. Estes fascistas de trazer por casa não merecem sequer uma oportunidade de diálogo, não merecem nada a não ser desprezo e declaração de ilegalidade. Não prestam para nada e não podem ser aceites no convívio democrático. Não há nada a dizer a estas caricaturas de seres humanos.
Quanto aos "Gatos" fica o agradecimento de terem tido a coragem de tomar uma posição pública numa cidade que os não merece enquanto eleger representantes tão miseráveis como os que actualmente ali detêm o poder. Sim, porque se Carmona é Presidente da Câmara a culpa não é só dele, muito longe disso.
Vivam os Gatos, abaixo os cães sarnentos!