quarta-feira, julho 02, 2008

Época de home video

Esta é a época do ano em que costumo ver em casa os filmes que fui falhando ao longo dos últimos meses nas salas de cinema. Anteontem vi Bewoulf e 3:10 to Yuma e ontem O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford.


Beowulf é uma história de aventuras com monstros e heróis lendários realizado por Robert Zemeckis numa estranha e hipnótica técnica de animação que parece sobrepor uma espécie de desenho a filmagens realizadas com os actores "reais". O resultado é interessante (pelo menos é curioso). Vê-se bem.



3:10 to Yuma recupera um western meio esquecido realizado em 1957. Os western actuais têm uma característica interessante. São filmes a cores mas a paleta é limitada. Dominam os tons castanhos-terra, cores quentes com vermelho na composição e o único amarelo vivo é o das explosões. O resultado é bastante sombrio e introspectivo e muito mais realista que os velhos filmes de John Ford com a sua technicolor vigorosa.

Cores à parte, este 3.10 to Yuma é um filme interessante, com personagens bem desenhadas (principalmente a interpretada por Christian Bale, na imagem) e que se vê com agrado do primeiro ao último minuto.



O Assassinato... é o menos comercial dos três. trata-se de um western melancólico que incide na caracterização das personagens e aposta num ritmo narrativo denso e, por vezes, complexo. Isto leva a que alguns críticos olhem o filme com aqueles olhinhos vesgos que tantas vezes têm e que julgam ser olhos de águia quando, na realidade, são mais tipo olho-do-cú (ver uma crítica aqui). Lendo esta crítica ficamos com a sensação de se tratar de um filme intragável quando, na verdade, o que é impossível de tragar é uma opinião tão tacanha e imbecil como a que nos é proporcionada por este tal Eurico de Barros que, ainda por cima, se deslocou a Veneza para assistir in loco à estreia no festival de cinema da cidade.

Uma excelente fotografia aliada ao tal universo cromático pouco exuberante (ali em cima esqueci-me de referir o azul do céu enquanto personagem importante nestas narrativas sobre um território imenso e os seres humanos que o ocuparam ao longo do século XIX) e uma história com narrador de voz tristonga, fazem de O Assassinato... uma filme diferente do habitual dentro do género.

Resumindo, 3 filmes bem interessantes que podem proporcionar umas horas bem passadas em frente de um écrã de televisão. A tecnologia ao serviço do ócio em grande estilo!


1 comentário:

Francine Esqueda disse...

Otimo passar aqui...
Quanta coisa boa!! Obrigada pelas dicas de filmes!!!... E PELA SIMPÁTICA VISITA!!
Aos poucos conhecerei mais do teu blos que de verdade surpreende...
e te espero de braços abertos...
volte qndo quiser...
Tenha um bom dia!!!