quarta-feira, junho 27, 2007

Educando os animais


Li algures que não se deve deixar a uma criança a responsabilidade de educar um cão. O desconhecimento das crianças sobre os mecanismos educativos seria nocivo para o animal, deixando-o confuso. Uma festa na cabeça depois de um chichi no canto da sala ou uma sapatada após uma boa acção canina iria contribuir apenas para confundir o pobre animal e desregulhar-lhe os desejados bons costumes. A educação do animal é responsabilidade demasiada para ser entregue a quem não tem ainda bem definida uma conduta de vida pautada pelo rigor ético que caracteriza um adulto.

Olhando para os acontecimentos recentes no nosso país sou levado a concluir que a educação cívica e politica do nosso povo está a ser descurada por termos um 1º ministro que se comporta de forma infantil e um presidente da república que já nasceu velho. Os sinais enviados pelos nossos dirigentes supremos são frequentemente contraditórios. Premeia-se a mediocridade, aplaude-se a mesquinhez e ignora-se a falta de ética, como se a ética fosse um mal que tem de ser suportado apenas quando não há outra hipótese, mas o discurso oficial é de sentido contrário. Quem andar distraído ficará confuso com certas aventuras ideológicas e trapacices processuais que se vão tornando o pão-nosso de cada dia.

Se não nos organizarmos, se não estivermos atentos nem protestarmos quando há razões para isso, vão fazer-nos a folha e nem migalhas havemos de aproveitar. A Democracia não nos é oferecida pelos que estão no poder. Bem antes pelo contrário. Temos de conquistá-la CONTRA eles. É triste mas quer-me parecer que é a realidade.

Sem comentários: