quinta-feira, junho 07, 2007

Animatrix

Quem viu os 3 filmes de The Matrix terá decerto algum interesse nesta colectânea de 9 curtas metragens de animação. Estar agora a falar de Animatrix, tanto tempo depois de esgotada a emoção mediática do 3º filme da série The Matrix, pode parecer estranho. E é, certamente, mas a verdade é que só agora me lembrei de alugar o DVD (editado em 2003) no Clube de Vídeo (quando mudam o nome desses clubes para Clube de DVD?).
Ao procurar informação adicional sobre este objecto na NET encontrei a crítica que a seguir indico e que faz uma apreciação exaustiva do conteúdo de Animatrix, fruto do trabalho de uma verdadeira fã da série e profunda conhecedora da matéria em análise http://www.agalaxia.com.br/dvd/resenhas/animatrix.htm.
Resumindo: considero o 1º filme da série The Matrix um excelente filme. O 2º parece-me mediano a atirar para o fracote e o 3º é aquilo que normalmente se designa por um "pastelão". Seria complicado aos realizadores/produtores manterem o nível alcançado no 1º "episódio". A necessidade de desenrolar a acção numa história coerente criou "obrigações" narrativas complexas e nem sempre bem "desatadas". No entanto, a excelência dos efeitos especiais aliada a um tema interessante, fizeram da triologia The Matrix um dos chamados "filmes de culto" das novas gerações, com justiça. A ver e recordar com o complemento deste Animatrix. Uma forma interessante de "matar" algum tempo que por aí ande moribundo.

Trailer de Animatrix em http://www.youtube.com/watch?v=LPlHQTgh09Q.
No Youtube encontram-se todos os episódios deste DVD.

Sem comentários: