terça-feira, julho 03, 2007

Festival

Daqui por um bocado vou arrancar com a família e mais uns amigos em direcção ao 13º Festival Super Bock Super Rock. http://www.superbock.pt/SuperMusic/SBSR/
A última vez que me lembro de ter ido a um festival de rock foi em 1982, quando fui em bando até Vilar de Mouros. É claro que, depois disso, assisti a inúmeros espectáculos de bandas mais ou menos rockeiras ou por aí perto. Mas festivais... que me lembre foi o único. Na verdade vou apenas hoje ao Super Brock, não vou "ao" festival propriamente dito.
Das 6 bandas que vão actuar "conheço" apenas duas. Os The Gift que vi aqui há uns anos no Coliseu dos Recreios em Lisboa e os Arcade Fire (na imagem) que conheço de ouvir os seus dois álbuns: Funeral e The Neon Bible. As restantes 4 serão absolutas surpresas embora duvide muito da minha capacidade para lhes prestar atenção a todas.
Enfim, 25 anos mudam muita coisa e o espírito com que me dirijo hoje ao recinto do festival é um pouco diferente daquele que me conduziu a Vilar de Mouros. Nessa ocasião os cabeças de cartaz eram os Stranglers e os Echo & the Bunnymen que actuaram logo no primeiro dia, mas o grande concerto veio lá mais para o meio do festival com uns tais de U2, à época uns quase desconhecidos para o grande público.
Pelo que vejo a coisa cresceu desmesuradamente e nos dias que correm um festival deste género representa um enorme volume de negócios. Aliás, os festivais de Verão multiplicam-se, todos eles com cartazes apetecíveis e organizações que se autoproclamam impecáveis. Os olhos dos actuais teenagers decerto brilham de emoção ao imaginarem as férias passadas a saltar de festival em festival, celebrando a grande festa do Rock com todo o entusiasmo. Deve ser bem empolgante.
Da parte que me toca tenho curiosidade por quase tudo o que imagino ir encontrar no Parque Tejo. Desde o ambiente ao espaço, passando pelas bandas e pela fauna espalhada pelo recinto, penso que será uma ocasião festiva. Tem tudo para isso.
Bom, está na hora de ir calçar os ténis e pentear a careca ao diabo(http://carrapaustaline.blogspot.com/2007/06/querida-senhora-rego.html).

2 comentários:

MoiMêMê disse...

Bem, eu já desconfiava, mas agora tenho a certeza que és (quase) perfeito, então viste o primeiríssimo concerto dos U2 em terras lusas e não dizias nada? hihihi (eu também já estvive em vilar de Mouros, mas uns anos mais tarde). E vais ver os festivais são mesmo um mundo, ou vários (apesar de ainda não ter ido assim a tantos).

Saltando de assunto, hoje em dia quase tudo envolve um enorme volume de negócios, até o rock...

Por isso é que prefiro concertos mais cosy, como o de ontem dos Gotan... una musica brutal ;)

Silvares disse...

Esse concerto já foi há 25 anos... era eu um jovem inconsciente! Memorável, sem dúvida, mas este concerto dos Arcade Fire teve o mesmo tipo de energia inesgotável. Estes tipos vieram para ficar!