sexta-feira, novembro 09, 2007

Timidez artística


No pretérito dia 8, abriu ao público a ArteLisboa, na FIL. Nunca lá pus os pés. Parece mentira ou que estou a gozar. Mas não, é a mais pura das verdades que tenho escondidas no meu íntimo. Tenho a impressão que, mesmo as pessoas que vivem comigo nunca se terão apercebido de semelhante enormidade. Nem eu.
Ano após ano penso exactamente aquilo que estou a pensar neste momento. Que vou lá amanhã. Mas depois de amanhã ainda não fui e, quando dou por ela, estou um ano mais velho e continuo sem visitar a maior feira de arte que se faz cá no país. O pior é que nem sequer sinto uma pontinha de remorso. Não vou e acabo por me sentir melhor do que se fosse (como posso afirmar uma coisa destas?), pelo menos é isso que o meu egozito interior vai dizendo cá para fora para me sossegar. Mas talvez seja este o ano em que dou lá um saltinho a ver o que se anda a vender (ou pelo menos a tentar vender) pelas galerias portuguesas.
Uma ida aqui http://sic.sapo.pt/online/noticias/cartaz/20071108Project+rooms+sao+novidade+na+ArteLisboa.htm fornece alguma informação e tem um vídeozinho da peça noticiosa do Telejornal da SIC sobre o acontecimento. Até aparece o Pacheco Pereira falando no seu estilo particularmente abrupto e adocicado.
Reflectindo um pouco sobre a forma como me tenho esquivado a esta feira sou levado a suspeitar que sinto um pouco de vergonha. Ir a um sítio onde todas as obras expostas, ou pelo menos a esmagadora maioria delas, foram criadas com o intuito de seduzir um coleccionador qualquer (e sabemos que os coleccionadores não são assim tantos) ou impressionar o espectador ao ponto de o levar a comprar, envergonha-me. Embaraça-me. Talvez seja isso.
Entretanto aqui fica o link directo para uma página http://www.artelisboa.fil.pt/EN/feira_PressPresente.asp que me parece ser mais ou menos uma página oficial do evento.
Resumindo e concluindo, sou tremendamente preguiçoso quando se trata de ir a feiras se souber de antemão que não vou lá comprar nada. Uma feira de bugigangas em Londres, em Lisboa ou em Berlim pode seduzir-me a passar por lá. Já uma feira de gado no Ribatejo dificilmente receberá a minha visita. Uma feira de revistas de BD exerce sobre mim uma atracção quase incontrolável. uma feira de objectos artísticos não. Prefiro museus. Eu sei que isto é mais do que discutível, que a contemporaneidade anda à frente do tempo, que é vanguarda, etc. Mas eu, no que diz respeito à arte sou bestialmente conservador e não papo qualquer merda que me ponham à frente só porque está quente, acabadinha de fazer.
É a tal timidez artística.

Sem comentários: