terça-feira, abril 25, 2006
Será tanto assim?
Quando olho para Cavaco Silva há uma coisa que me incomoda e inquieta. É a sensação de que não tem sentimentos de gente.
Como hei-de explicar? Parece incapaz de ultrapassar o óbvio biológico. Percebe-se bem que respira, executa gestos razoavelmente coerentes e é capaz de pensar. Só que o âmbito do pensamento do nosso presidente não parece particularmente alargado.
Não o imagino capaz de assistir a, por exemplo, um filme de Tim Burton na companhia dos netos (ou da neta, não conheço a árvore genealógica da família presidencial) descontraídamente. Não o imagino a ler um livro de contos de Tchekov sentado na cama com a companhia de um candeeiro cúmplice e os óculos na ponta do nariz. Parece-me incapaz de assitir com prazer a uma peça de Shakespeare ou a um jogo de futebol ao vivo, no estádio.
Tenho a sensação de que não possui qualquer traço de inteligência emocional e não consta que tenha interesses muito variados.
Talvez eu esteja enganado, talvez não seja tanto assim, mas não sou capaz de evitar olhar para ele e sentir uma pontinha de angústia por ser o representante, o magistrado supremo da nação portuguesa.
O pormenor de ter lido o papel sem cravo vermelho na lapela no discurso comemorativo do 25 de Abril, na Assembleia da República, mostra que não é tão inocente e bem intencionado como quer parecer. Sim, porque afinal cantou a Grândola em plena campanha eleitoral, se não estou em erro, no Alentejo. Isso mostra como a honestidade intelectual não está ao alcance de todos.
Já tenho saudades de Jorge Sampaio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Cavaco Silva surprendeu-me. Já não é mau quando alguém que achamos igual a um robot ser surpreendente. Merece esse crédito.
O cravo vermelho já era de mais. Se o levasse era desmentir a sua tese - falta de inteligência emocional!
Será que ele pensa mesmo? Parece-me mais um robot...E o não ter levado cravo não me surpreendeu nada...apenas me entristeceu...como tu, tive saudades do Sampaio.
essa da Grândola Vila Morena foi muito bem lembrado!! vou fazer um post sobre a hipocrisia do presidente!
Por causa do cravo (ou falta dele...), vim agora da Alice e coloquei lá este link:
http://major-alverca.blogspot.com/2006/04/o-nosso-reporter-estava-l.html
Nem sempre rir é o melhor remédio, mas pôr ao ridículo esta criatura, nunca é demais.
Foi o melhor não-retrato que já li acerca da múmia presidencial
Enviar um comentário