quarta-feira, setembro 09, 2009

Vida de rato


Duas situações estranhas como só as coisas verdadeiramente estranhas podem ser.

Primeiro: um estranho e interessante conceito arquitectónico trazido por Alejandro Aravena, do Chile, no seu projecto Elemental. Num contexto de investimento de baixo custo, Aravena lidera uma equipa que projecta... meias casas! É isso mesmo, meias casas. A ideia tem o seu quê de genial. O arquitecto debate e "contrata" com as pessoas que irão habitar e usufruir do espaço, tendo em vista futuros acrescentos levados a cabo pelos habitantes (na imagem podemos ver o Elemental antes e depois dos acrescentos). É o conceito mais radical da criação artística contemporânea levado ao projecto arquitectónico. Muito interessante.

A segunda situação que me chamou a atenção tem a ver com Brad Pitt, esse sacana sem lei. Aqui há uns tempos li que o senhor Pitt ponderava a possibilidade de refrear a sua carreira como actor para se dedicar a uma outra paixão, a arquitectura. Ora toma! Como, pelos vistos, o grande Bradley continua a iluminar os écrãs com actuações interessantes, vai daí terá projectado uma casinha para os ratos dos filhos no valor de 57 mil dólares. Uma mansão, na qualificação da notícia que li. Ora então, temos um projecto de baixo custo com meias casas para pessoas (no Chile, no México e, em projecto, no Brasil) e um outro, de alto custo, para ratos, não sei onde.

Se isto não é estranho então não sei o que possa sê-lo.

8 comentários:

Lina Faria disse...

Bacana esse projeto de Alejandro Aravena. Documento moradias populares aqui no Estado do Paraná e sempre há problemas das familias com a diagramação dos espaços. Ótimo essa 'metade' para eles poderem preencher conforme seus gostos e necessidades.

Quanto ao belo Brad,tinha que ter um defeito: ser um fútil sem culpa.

Silvares disse...

Lina, o Elemental propõe a construção de equipamentos essenciais; quarto-de-banho, cozinha, escadas, coisas que são mais técnicas. É uma ideia espectacular.
O belo Brad... bom, acaba por ter demasiado dinheiro. Acredito que seja um pouco complicado.
.-)

Anónimo disse...

Interessante conhecer esse Elemental. Uma saída inteligente e estimulante!
Parabéns pelo post e proposta do tema!

the dear Zé disse...

E mai nada. Por vezes seria melhor ser rato, ou cão, parece que até há cães que recebem herenças e tudo.

Daniel Pearl Bezerra disse...

Palavra de José Dirceu: Um blog de esquerda, declaradamente petista, em prol da continuidade do governo Lula e voltado à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, está em primeiríssimo lugar no Concurso Prêmio BlogBooks da Bienal do Livro 2009. Trata-se do Blog da Dilma, um dos maiores portais, hoje, sobre a ministra-chefe da Casa Civil, editado por Jussara Seixas e Daniel Pearl.
Acesse e vote: http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/
Ultrapassando, na votação popular do concurso, blogs como os de Luis Nassif, Luiz Carlos Azenha e o site Acertos de Contas, o Blog da Dilma tem tudo para ganhar a premiação e avançar ainda mais em seu projeto: a eleição da pré-candidata petista à presidência da República em 2010. O objetivo da Bienal é coroar o esforço dos que se destacaram na blogosfera brasileira em 12 categorias principais entre 2008 a 2009. Ao todo concorrem 120 blogs. A todos os leitores, recomendo que acessem o Blog da Dilma e votem no portal Prêmio BlogBooks da Bienal. Se ganhar - e torço por isso - o Blog da Dilma será publicado em livro e mais, terá divulgação na imprensa. A votação vai até o próximo 17 de setembro. Portanto, mãos à obra!.

Silvares disse...

Eduardo, trata-se de um conceito realmente interessante.

Caçador, isto de ser animal tem que se lhe diga.

jugioli disse...

Gostei de conhecer o projeto! ou sera meio-projeto.
Bem quando ao Brad, gostaria de contratá-lo como arquiteto, porque não?

Silvares disse...

Ju, o Brad deve ser homem para projectos completos!
:-)