segunda-feira, setembro 14, 2009

Espécie de evolução


Os que crêem na Teoria da Evolução de Darwin têm dos nossos antepassados uma imagem algo difícil de aceitar por outros, menos dados às coisas da Ciência. Acreditam que descendemos de uns seres baixotes, atarracados e peludos, que desceram das árvores e se puseram a andar nas patas traseiras, todos empertigados e bem dispostos.

Estes macacos humanos estão a anos-luz do Adão renascentista que ilustra os sonhos dos católicos e outras seitas cristãs, na companhia de uma Eva mais ou menos voluptuosa, conforme a imaginação dos artistas ou a opulência dos seus modelos.

São duas perspectivas da evolução da nossa espécie que pouco ou nada têm a ver uma com a outra.

Para os darwinistas, com o passar do tempo, a evolução da espécie humana foi despindo o pessoalzinho de sucessivas camadas de pêlo. Cada vez mais lisos e com um corpinho jeitoso, damos argumentos aos criacionistas que afirmam a pés juntos e mãos postas que Deus criou o Homem à Sua imagem e semelhança e lhe ofereceu a Mulher que concebeu a partir de uma mísera costela retirada do lombo de Adão enquanto este dormia o sono dos justos. As duas visões não se compadecem uma com a outra. O mundo não é assim nem assado. Enfim, estamos todos ocupados a defender lendas e factos mais ou menos sustentados por documentos, livros de aventuras e outras criações da imaginação humana.

Mas, nos últimos anos, temos convivido com uma espécie de evolução algo discreta. A pilosidade corporal está a abandonar os corpos dos homens (as mulheres há muito que vêm combatendo os pêlos onde quer que eles se encontrem), principalmente dos homens mais belos, mais perfeitos e candidatos a Adónis cruzado com Narciso, o sonhado pedigree dos machos mais espaventosos. A masculinidade já não se compadece com barba rija ou cheiro a cavalo. Nada disso!

Nos dias de hoje, o macho que é machão não tem pêlos (nem nos braços, nem nas pernas!) e arranja as sobrancelhas até parecer uma Edith Piaf num dia bom. Milagres tecnológicos que me ultrapassam um pouco (imagino que seja a tecnologia laser) fazem dos nossos mais belos autênticas estátuas gregas de carne e osso e músculo, lisinhos como mármore de Carrara e mais polidos que o cú do david de Miguel Ângelo.

Quais macacos, qual caraças!!! Cremes de dia e de noite, anti-rugas poderosos, perfumes de variados odores, solários maravilhosos e sei lá que mais, fazem da rapaziada uma coisa nova e reluzente, capaz de tirar o sono ao Criador.

Olhem na ilustração o belo Ronaldo (o Cristiano que o outro está que parece uma pipa de vinho) e digam lá se isto não é uma espécie de evolução!

9 comentários:

Anónimo disse...

Quanto aos pelos só sei que Deus criou algumas cabeças perfeitas, as outras cobriu com cabelos!srsrsrs

Abçs e bom texto, mais uma vez!

Anónimo disse...

Não vejo até o momento o 100cabeças entre os inscritos da primeira BlogGincana. Ele fará falta no Universo de blogs a serem visitados pelos inscritos que quiserem participar das Tarefas, que como sabe não é obrigatório. Só participa inscritos, mas nem todo inscrito precisa participar! Eu não deixaria fora o 100cabeças !!! srsr

the dear Zé disse...

É pá, eu ia comentar mas tenho de ir aplicar o creme da noite...

Luma Rosa disse...

Que susto! Achei que tinha entrado no blogue errado!
Se é para escolher entre as opções apresentadas, prefiro sem pelo. Nós mulheres também gostamos de abraçar um ursinho panda bem macio, nada de macaquinhos!! (rs*) Beijus

Lina Faria disse...

Questão de gosto. Uma vantagem existe: começam a sentir as dores do preço da vaidade. O próximo passo seria o parto. Que tal(interrogação)

Ví Leardi disse...

...Morri de rir !!!!
:-)

Silvares disse...

Eduardo, realmente... não foi por ter ido tratar da depilação. Não. Tenho andado um pouco longe dos Blogues porque comecei o novo ano de trabalho na escola e, para mim, isso é motivo de grande alegria e concentração de energia em coisas que me afastam deste mundo. Prometo que na próxima oportunidade haverei de participar na gincana. Desta vez não dava e fiquei sem saber ao certo como funciona e em que consiste.
Fica para a próxima, espero ter mais disponibilidade.

Eh lá, ó Caçador, não me digas que andas com medo das rugas!
:-)

Luma, olha que fiquei confuso. Então o ursinho não tem pêlo? O ursinho é fofinho porque tem o corpinho coberto de alcatifazinha macia. Ursinho não faz depilação.
:-)

Lina, já estou fora do circuito para me meter nessa coisa de tratamento capilar. A única depilação que vou fazendo é a depilação natural da minha cabeça. Homem que perde cabelo com a idade parece mais... careca?
:-D

Vímas riu de quê? Da imagem? Do texto? Ou riu daquilo que imaginou? Rir é tãaãaão bom!

Anónimo disse...

Foi uma pena não ter podido pelo menos inscrever seu blog na BlogGincana.
A coisa funciona mais ou menos assim:
Inscreve-se o blog dias 13 ou 14 do mês! No dia 15, fechadas as inscrições, fornece-se as TAREFAS.
Os blogs que se sentirem aptos ou quiserem postam as TAREFAS FEITAS. Os inscritos que por alguma razão não queiram responder as tarefas, nada precisam fazer. Mas seus blogs estarão servindo de base, para o universo de blogs sobre os quais as tarefas serão respondidas!
Moral da história: todos os blogs inscritos são VISITADOS por TODOS os participantes! Isso trás muita gente nova e aumenta o número de gente na roda! As respostas `{as tarefas podem ser feitas dentro do mês, portanto não há pressa nem desculpas!!!!
Muito mais inteligente que as Tertúlias que só duravam um ou dois dias!
Muito importante a sua inscrição nas próximas. Mesmo que só para que SEUS e digo no plural, blogs sejam vistos por mais gente!
Aptou?

Silvares disse...

Vou inscrever-me, pela certa. O próximo dia 13 (ou 14) deverá ser mais sossegado que o deste mês!
:-)
Obrigado pelos esclarecimentos.