sexta-feira, setembro 25, 2009

Olympia


Sempre que uma obra de arte de um artista célebre é roubada fico a pensar como irá o produto do roubo ser valorizado. Os ladrões decerto pensam vender a Olympia (imagem acima), o quadro de Magritte roubado na manhã de 24 do corrente mês conforme noticiado (ver aqui), mas quem o irá comprar? Imaginemos que eu adquiria a Olympia, o que lhe faria a seguir? Se a colocasse na parede de minha casa como iria explicar a quem a visse a sua proveniência? Não a podendo expor poderia sempre escondê-la e dar-lhe umas espreitadelas em privado. Seja lá como fôr é uma coisa complicada.

A menos que os ladrões tenham outra motivação. Podem ser amantes incondicionais da obra do mestre belga e a sua motivação o resultado de um impulso incontrolável, um desejo de posse absurdo, capaz de os fazer ignorar a temeridade do seu acto.

A arte não deixa de nos surpreender seja qual for a perspectiva de abordagem que façamos. Confesso que já dei por mim a olhar para o tríptico de Bosch, "As Tentações de Santo Antão", exposto no Museu Nacional de Arte Antiga e a imaginar que o roubava e podia admirá-lo na sala de minha casa com uma cervejinha na mão durante o intervalo de um jogo de futebol transmitido pela TV. É uma coisa perfeitamente infantil, um sonho daqueles que os adultos têm apesar de saberem que não os podem ter. Mas nada nos impede de sonhar e as obras de arte são portões imensos abertos sobre a infinitude do amor que sentimos por tudo aquilo que nos preenche mágicamente.

5 comentários:

o dito cujo Caçador disse...

Entre isso e ser comprado por uma companhia de seguros para ficar fechado no cofre de um banco, como há tantos, mera mercadoria à espera de se valorizar no mercado, apenas negócio, investimento, talvez seja melhor ser gamada por quem realmente dela gosta.

Infelizmente sabemos que não deve ser o caso, há um mercado para a arte roubada e por isso a coisa continua.

No entanto não deixo de admirar a temeridade e talento de quem consegue estas proezas no meio de toda a moderna tecnologia anti roubo, uma espécie de última profissão romântica...

Anónimo disse...

Minhas dúvidas são as mesmas! Roubar para que? Será que no Japão, ou na Malásia terá um rico tão ignorante?

Lina Faria disse...

Quantos colecionadores de arte sentam sobre seus acervos e nunca expõe ao grande público. Não acho dificil um excentrico ter mandado roubar pelo mesmo motivo.

Anónimo disse...

Há alguns blogues que apagam sub-repticiamente qualquer comentário que não lhes agrade ou não o publicam, mesmo quando este é escrito educadamente e as suas observações apoiadas por provas irrefutáveis.

Um destes blogues é o Oeiras Local. Deve ser por contágio do condenado presidente da sua câmara. A deslealdade para com o tradicional espírito de blogue, a desonestidade e a má fé escondidas são assim bem demonstradas.

Este procedimento deve ser conhecido a fim de que se saiba que o seu conteúdo é interesseiro e os comentários não demonstram a verdade sobre o que os seus leitores pensam, ficando os outros leitores enganados e com uma ideia absolutamente errada acerca do que lêem. Este blogue é o espelho da mentira. É uma depravação daquilo que é um blogue.

Selena Sartorelo disse...

Olá Silvares...romanticamente perguntou o que aos poucos foi sendo respondido por seus pensamentos imersos nesse sentimento que tão bem resumi a vítima e o infrator que foram magicamente preenchidos. Acordo que outras razões não valem um comentário, pois são rasos demais para tal empreendimento. rsrs!!!
Será?

beijos,