domingo, fevereiro 15, 2009

Tempo

O Merdanauta
acrílico e esferográfica sobre capa de caderno preto

O tempo é uma mentira que inventámos para preenchermos os dias que vivemos.

Se o tempo existisse de facto não teríamos tempo para mais nada que não fosse ele próprio. O próprio tempo. Seríamos escravos do tempo. Trabalharíamos em função do tempo. A nossa vida haveria de ser regida por medidas de tempo tão específicas que o mais ínfimo dos momentos não nos poderia pertencer, sendo propriedade do tempo.

O tempo é uma mentira que inventámos por não sermos capazes de suportar a verdade. E a verdade é que o tempo não existe!

15 comentários:

Serena Flor disse...

Que bela participação a...parabéns!
Adorei seu blog.
Um grande beijo e ótimo finalzinho de Domingo pra você!

Anónimo disse...

De fato, olho pela janela, procuro nas revistas, cuidadosamente espreito ao virar em cada esquina, acendo todas as luzes, investigo em baixo da cama, abro cada porta de armário, destampo as caixas e as panelas, dou a volta nas montanhas, abro os olhos debaixo d'água ... e nunca o vi.
Melhor tratar de outro assunto.

Anónimo disse...

Tás-te a passar e estás a ficar sem tempo. Mas não tenhas problemas porque, se o tempo não existe, tu serás eterno. Podes, por isso, dizer coisas destas a toda a hora, que também não existe, por isso nem isso podes fazer.

Estás morto, mas ainda não deste por isso.

Evitaste, enfim, olhar o espelho, porque o espaço também se finou. Não serás enterrado nem cremado, porque a matéria nunca mais se expande. Nem sei porque estou com estas coisas, uma vez que: nem esta conversa existe, nem eu, sequer.

Adeus, alma penada.

Ví Leardi disse...

Silvares ...só uma coisa te diz que ele existe mesmo e é impiedoso...
Nosso espelho de cada dia.....

conduarte disse...

Maluco isto tudo referente ao tempo. Será que ele existe? Nós é quem determinamos o tempo para fazermos nossas coisas dentro daquele tempo?
Afe Maria! Wue doideira, não é? QUer saber, eu detesto olhar no rélógio e saber que horas são. O quanto eu puder evitar se saber, tanto melhor. Mas os outros não deixam, sabia?
Louco! Loucos!
Bjus e boa semana, CON

Rafael disse...

O tempo existe para regular a vida. É, sim, uma ilusão, um conceito abstrato. Uma dimensão não-espacial.

Anónimo disse...

Que bom que APARECEU a postagem! Ontem estava TUDO NEGRO, e achei que fosse o BURACO NEGRO que houvesse engolido o TEMPO!

Abçs

Jorge Pinheiro disse...

Pois,estava meio misterioso!O tempo não existe, mas disfaça muito bem...

Alice Salles disse...

É exatamente o que eu SEI! :)

Anónimo disse...

Esta aí uma verdade que eu persigo... Simples e tão concreta. Abraços meus

Silvares disse...

Quase falhava de novo a participação na Tertúlia Virtual. Nos últimos tempos tenho andado longe do computador. Depois o écrã ficou negro e não surgia o post,enfim, alguém ou alguma coisa estava meio estranha.

Anónimo disse...

SINAIS DOS TEMPOS!!!!

(;-)

the dear Zé disse...

Fizeste-me lembrar uma música dos Rádio Macau, qualquer coisa como "...só para matar o tempo, até me mato a mim..."

Por outro lado, recomendo-te um livro de um tal de Michel Maffesoli, chamado "A Conquista do Presente". Interessante.

Abraço.

Jo-zéi F. disse...

(???) - Este merdanauta já o conheci há uns TEMPOS atrás.
O.=

Eduardo Santos disse...

Olá amigo. Permita que me apresente: mais um aderente das tertulias que neste momento anda viajando pelos espaços dos restantes aderentes.Excelente noção de tempo, penso que é melhor eu começar a pensar sériamente que de facto o tempo não existe, nem imagina a quantidade de problemas - e não só - que deixavam de me preocupar. Mas pelo sim, pelo não, é melhor não esquecer que já vivi o suficiente para ter juízo e portanto será prudente ir arranjando tempo para o que é necessário, porque já começo a ter pouco tempo para isso. Tudo de bom amigo, espero ainda ter algum tempo para voltar.