Hoje fui ver este filme. Kate Winslet ganhou o Oscar de melhor actriz graças ao seu desempenho n'O Leitor. Dá que pensar; O Leitor e o facto de o Oscar ter sido atribuído a Kate Winslet.
O filme é perturbante. Tem um ritmo narrativo pouco acelerado (para não dizer lento), as elipses são quase circunferências e os silêncios de algumas personagens em determinadas cenas podem deixar o espectador algo desorientado. Talvez seja mais justo dizer que podem deixar o espectador entregue a si próprio, abandonado na imensidão das suas próprias dúvidas.
O drama que se instala na sala de projecção de O Leitor, envolve toda a gente e aperta um bocadinho a garganta, puxa bastante pela lágrima, enfim, deixa um gajo sem saber muito bem se vale a pena abrir o saco lacrimal e deixar correr. Por acaso não abri o meu, mas houve muita gente que não fez questão de poupar no choro.
Quanto ao Oscar de Winslet... pronto! É bem atribuído mas poderia ter ido parar a outras mãos (estou a lembrar-me do desempenho de Meryl Streep em A Dúvida, por exemplo) e ninguém se escandalizaria. Fica a impressão de que os critérios para a atribuição do homenzinho dourado não são exclusivamente artísticos. Mas seria ingenuidade imensa pensar que assim fosse, que a Academia se regia por rigorosos critérios cinematográficos para premiar os melhores da indústria a cada ano que passa.
Resumindo, um filme a ver por quem não receia a sua própria sensibilidade. Quem tiver medo de se sentir incomodado por possuir um coração demasiado mole e desprotegido perante as grandes revelações da alma é melhor acautelar-se; pode ficar seriamente apaixonado por O Leitor.
8 comentários:
Olá!!
€stou passando nos blogues amigos para convidá-los a participar da Blogagem Coletiva sobre “INCLUSÃO SOCIAL” que acontecerá no próximo dia 09/03/2009.
Ficarei muito feliz de poder contar com sua participação!
Se for participar, por gentileza, deixe um recado no blog Esterança.
Desde já, muito grata!
€ster
Melhor reserva-lo para ver na TV,e no recanto do lar!
Ainda falta este e o grande vencedor. Ando atrasado. Férias, que terminaram, infelizmente
Silvares, sou suspeito pra falar da Kate... minha musa..., mas, acredite, ainda nãi vi o filme
Na volta é de conteúdo pornográfico, a julgar pela imagem, e quando lá chegar já os homens do boné fecharam a sala e levaram as latas...
Entrei aqui porque li um comentário seu no Varal de Ideias com muita piada... fiquei encantado... três espaços de difícl escolha para seguir. Maior denominador comum a todos eles é o primor estético. Entre a crítica e o humor, sobra tempo para nos dar umas pinceladas sobre arte... Obviamente sigo-o !
...não receio as revelações da alma ...pelo contrário as busco...mas confesso, sou das que ficou...Apaixonada por... O Leitor!!
Não receio minha sensibilidade exacerbada, mas sei bem que "The Academy" nunca foi lá a melhor em critérios... Adoro a Kate Winslet, mas também acho que Meryl Streep merecia mais. Aliás, bem mais.
Enviar um comentário