sábado, fevereiro 07, 2009

Actores







O filme A Dúvida tem um elenco extraordinário. Não é preciso ser um especialista para o descobrir. É óbvio. Meryl Streep ou Phillip Seymour Hoffman são nomes que de imediato conferem um selo de qualidade ao trabalho que desempenham. E, em A Dúvida, vão alto.
Já as actrizes "secundárias" constituem motivo de espanto. Amy Adams, no papel de jovem freira que se esforça até ao limite por imaginar a realidade, está em muito bom plano; mas Viola Davis, representando a mãe de um jovem aluno do colégio onde se centra a acção do filme, está num plano extraterrestre!

A densidade e intnsidade das representações são o sumo deste filme realizado pelo dramaturgo que escreveu a peça em que se baseia. Talvez por isso, a câmara concentra-se nas faces e nos corpos dos actores, como se o resto fosse (e é) mero acessório. É um filme sobre pessoas que pretende aprofundar a exposição da fragilidade humana quando se trata de construir modelos concretos daquilo que imaginamos ser a realidade. Confuso, não?

Apesar de ser bastante modesto sob o ponto de vista da realização, A Dúvida é daqueles filmes que, quando termina, nos deixa a sensação de ter sido extraordinariamente curto. Na verdade tem 104 minutos mas pareceu ter acabado depressa demais.

7 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada, vou tentar vêr esse filme ao fim da tarde.
Bjos Maria

Alice Salles disse...

Eu quero ir ver esse filme HOJE!!!

Ví Leardi disse...

Estou indo ...agora...Delícia !

Silvares disse...

Maria, Alice, Ví, que coincidência estarem todas a preparar-se para verem esse filme hoje. Será isto que é designado como "Aldeia Global"?
:-)

Ví Leardi disse...

Silvares...O que dizer de um filme que desde suas primeiras cenas te envolve a um ponto onde todos os sentidos parecem esta à flor da pele?
As interpretações são como vc bem diz, e na grande maioria "extraterrestres"...A profundidade e beleza dos sermões na intonação de Phillip Seymour Hoffman são de arrepiar...E a dúvida final de Merryl...nos deixa literalmente colados à cadeira.
Cinema a grande arte de hoje..para mim a maior!

Silvares disse...

A história do homem (ou era uma mulher?) que rasga a almofada no telhado e larga as penas pelo ar é mesmo muito fora!
Dá gosto ver uma descrição tão aberta do sentimento da dúvida que nos assalta quando somos suficientemente humanos.

Lord Broken Pottery disse...

Silvares,
Assisti ao filme ontem. Fiquei com a mesma impressão. A freirinha jovem e boa (Amy Adams) tem, em minha opinião, uma das melhores atuações que já vi. Transmite inocência, bondade, é quase uma santinha. Também achei que o filme passa rápido de mais. Alguma das cenas, como a diferença entre a refeição das freiras e a dos padres, são antológicas.
Grande abraço