domingo, dezembro 14, 2008

Domingo


Pronto, pronto, não há que entrar em pânico. Apesar dos distúrbios na Grécia, as 27 estrelas da União Europeia continuam a brilhar na escuridão deste mundo desregulado, dizem...

Apesar de continuarmos a ver o fosso entre os ricos e os pobres a aumentar a cada dia que passa não temos que desesperar. Afinal de contas a procura de produtos de luxo tem aumentado nesta época natalícia. A maioria pode não ter dinheiro para comer mas há uma minoria que tem dinheiro para gastar à balda em coisas supérfluas e brilhantes.

O resultado da recolha de bens alimentares levada a efeito pelo Banco Alimentar Contra a Fome deixa-nos a pensar que a solidariedade não é uma palavra vã. Um motivo para sorrirmos tristemente no meio de tanta merda.

A nossa sociedade é um fogo cruzado de lutas e contradições. Ora somos humanos, ora parecemos máquinas consumidoras a triturar recursos de toda a ordem. Sofreremos de esquizofrenia social?

Os piratas somalis rivalizam com os homens de negócios ocidentais seja nos métodos de trabalho, seja nos lucros alcançados. É preciso pensar na felicidade dos que lucram com a pirataria tanto quanto pensamos na felicidade dos magnatas que compram automóveis topo de gama para guardarem nas garagens de luxuosas mansões graças aos negócios obscuros que são realizados dentro de limites legais, mesmo que, para ganharem o seu dinheiro, não hesitem em lançar no desemprego e na miséria os trabalhadores que lhes proporcionaram riqueza. O mundo está coberto de piratas e de gente inocente. O mundo está coberto de pessoas.

No Matrix, quando Morpheus está a ser turturado pelo maléfico Agente Smith, o programa informático (que não tem alma) explica ao pobre herói humano a perspectiva que tem sobre a humanidade. É uma ideia interessante sobre a qual deveríamos reflectir de vez em quando. Nem que apenas por um simples mas proveitoso momento a cada novo dia que amanhece.

Bom Domingo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Diante de tão graves considerações fica dificil acabar bem este Domingo....

Quanto ao seu estranhamento com relação à postagem do Blog Viciado, é uma prova de que a escolha foi acertada! T. Monk é um grande fotógrafo e artista Japones. Seu blog é muito inteligente! Conhecendo-o melhor, você entendera! Esse é um dos objetivos do Blog.

Jo-zéi F. disse...

e os gatos...visão Nocturna.

Silvares disse...

Eduardo, nem tudo é mau. O Banco Contra a Fome é um sucesso de solidariedade social e os piratas somalis têm conseguido uma vida razoável. Quanto ao blogue em causa vou voltar a olhar.
Domingo bom...

Jo-Zéi, os gatos e o Neo, que vê a Matrix com olhos de ver...

Jorge Pinheiro disse...

Aliás ser pirata é o que está a dar. Mas não é vida fácil...

Silvares disse...

Jorge, olha aquele gajo do NASDAQ...

Anónimo disse...

Silvares,

os mares e o MERCADO estão cheio$$$$ de PIRATA$

Francisco Castelo Branco disse...

ha mais piratas em bruxelas do que no resto do mundo inteiro lol

abr

Beto Canales disse...

é um perigo: mocinhos versus bandidos.

Isso pode ser ainda pior.