A notícia é estranha. "O primeiro Presidente eleito democraticamente nas Maldivas, Mohamed Nasheed, inaugurou o seu mandato com uma medida inovadora. O país vai criar um fundo de poupança para comprar novas terras onde a população possa viver, caso o nível das águas acabe por engolir o paradisíaco arquipélago, anunciou ontem Nasheed ao diário "The Guardian". (ler tudo aqui)"
Quantas vezes terão acontecido situações deste género desde que o Homem é Homem? A mítica Atlântida é o caso "mais conhecido" mas o seu desaparecimento terá ocorrido numa época em que a globalização mediática ainda não existia.
Se o nível das águas subir tanto quanto as previsões mais catastróficas indicam, os nossos descendentes irão assistir a acontecimentos de um dramatismo difícil de imaginar. Países inteiros serão ameaçados e, eventualmente, desaparecerão sob as águas do mar. O desenho dos continentes terá um aspecto diferente e não haverá dinheiro que possa comprar territórios suficientes para todos os que tiverem de se afastar em direcção ao interior. O interior desertifica-se, as pessoas deslocam-se em direcção às grandes metrópoles como borboletas atraídas por uma luz artificial. As maiores cidades do planeta existem perto do mar por razões óbvias.
Por agora temos o exemplo das Maldivas, um paraíso com curto prazo de validade, em busca de uma terra firme que possa acolher a sua população no futuro. São apenas 300 000 pessoas, uma ninharia. Como será quando houver milhões de pessoas a necessitarem de terras mais altas para não acordarem com os pés molhados?
Não haja dúvidas que a eternidade tem o tempo contado e que a Civilização, tal como a conhecemos actualmente, não é mais que um intervalo de tempo.
6 comentários:
Torço para que estejas errado, mas creio que não está.
Nao esta errado nao... infelizmente.....
Beto, Alice, nas Maldivas já estão a tratar do futuro...
Silvares,
vi a notícia! Pensei o mesmo! Eu ( PIACABA)estou a salvo...pelo menos enquanto viver. Estou a mais de 20 metros do nível do mar! rsrsrs!
Abçs
Eduardo, no meu caso não sei bem. Mesmo assim vivo num 3º andar, talvez possa ficar por estes lados e trocar o meu carro por um barquinho... a remos (opção ecológica)
Vi há pouco tempo o 'Verdade Inconveniente' do Al Gore. Ok, aquilo é ligeiramente dramatizado, mas as imagens que ele apresenta do planeta daqui a uns anos, coberto por água, são assustadoras. Xau Portugal!, Xau grande percentagem de superfície do Mundo!. Mas verdade seja dita: já existem estudos sobre a matéria há dezenas de anos, a população (e os que transmitem (ou não) conhecimentos) é que optaram por ignorar...
Enviar um comentário