segunda-feira, agosto 04, 2008

Uma imagem poderosa

04-08-2008

Pedir esmolas em Cabul

Os eufemismos político-militares colocam-nas no grupo dos “danos colaterais”. As crianças são as primeiras vítimas das guerras. No Afeganistão não é diferente. Esta criança ficou sem as pernas e movimenta-se agora com a ajuda de próteses. Amparada pela mãe, pede esmolas numa rua da capital, Cabul.

Fotografia: Adnan Abidi/Reuters

Acabo de dar de caras com esta foto no Público on line. Fiquei profundamente impressionado pela imagem. Um cruzamento de conto medieval com uma cena de ficção científica... uma parábola do mundo contemporâneo, não há palavras à altura. A imagem vale mais que um trilião de palavras, vale mais que todas as palavras do mundo!

20 comentários:

Anónimo disse...

Fizeste-me chorar.

Silvares disse...

Não terei sido eu...

Anónimo disse...

Triste.
Muito triste!
Parabéns pelo NOVO Black Hole no sidebar!

Cristina Loureiro dos Santos disse...

Impressionante, na verdade!

Também fiquei com lágrimas nos olhos...
Terrivelmente triste! Como nos sentimos impotentes perante tanto sofrimento...

Beijinhos

Jorge Pinheiro disse...

De facto não há palavras e sendo certo que uma guerra não resolve nada, ainda alguém se lembra para que alegadamente serviria esta?

Silvares disse...

Eduardo, o mundo não muda nada na sua essência desde que o Homem é Homem. O Black Hole é uma lista dos lugares que me fascinam.

Cristina, pelo que vejo a imagem é ainda mais poderosa do que imaginei.

Jorge, esta guerra servia para combater a Al-Qaeda... ou terá sido a que corre no Iraque?

Anónimo disse...

Depois de fazer uma foto como esta, será que os fotógrafos choram ?

Silvares disse...

Peri, essa questão é interessante...

Anónimo disse...

Silvares
pelo menos um deles, o Sebastião Salgado, em uma entrevista declarou que na guerra civil de Ruanda, chorou depois de fazer fotos de corpos caindo por uma cachoeira.
Admiro muito estes fotógrafos que tem a coragem de trabalhar no meio destas estas atrocidades.

Anónimo disse...

(???) DESGRAÇA em Grande Escala...maravilhas da GLOBALIZAÇÃO.

Silvares disse...

Há uma peça de teatro sobre o assunto que me parece interessante, intitulada "Salvação - O sangue é mais real a preto e branco" onde a personagem principal reflecte sobre a questão da emoção do fotógrafo perante o momento da fotografia. Há também um livro "O pintor de batalhas" do espanhol Arturo Pérez-Reverte que reflecte sobre a questão... quer-me parecer que, depois de uns anos de trabalho, as lágrimas secam.

Jo-zéi F. disse...

Maravilhas dos líderes políticos...sem PIEDADE por nada nem por ninguém.

roserouge disse...

Mas estas "maravilhas dos líderes políticos" não é de agora. Desgraçadamente sempre foi assim. A violência e a luta pelo poder fazem parte da natureza humana. A História da Humanidade está encharcada em sangue e não me parece que isso acabe algum dia. Há sempre uma razão para fazerem a guerra. The horror...

Silvares disse...

A Roserouge tem razão. A diferença é que, nos tempos que correm, as imagens correm mundo à velocidade da luz e encharcam-nos o olhar.
Imaginem lá como seria se houvesse fotógrafos e fotografia durante as campanhas de Alexandre, o Grande ou nas invasões de Gengis Khan!!! Temos uma boa amostra do "horror" do Coronel Kurtz nas gravuras de Goya.

Jo-zéi F. disse...

HOMEM --é -- SANGUINÁRIO --- BELICISTA --- POLUIDORE---

somos mesmo bichos de
MÁ-RAÇA

Olaio disse...

Era bom não esquecer que quando nos querem "vender" uma guerra, que como esta tem os mais "justos" argumentos, são realidades como esta ou piores, se tal for possivel, que nos querem oferecer, multiplicadas aos milhares.

Silvares disse...

Não se querem mas é o que acabam por nos "oferecer".

Ví Leardi disse...

Um conto medieval e uma cena de Star Wars,transformado em pesadelo...Sem comentários..é bom não perguntarmos muito o porque das coisas.Há de haver uma explicação "depois"...se não nada faz sentido...!

Anónimo disse...

The belt utilizes gel pads postioned more than the center abdominals
and the outside obliques.

my weblog: Odigger.com

Anónimo disse...

The funds you place into this organization is worth every
penny since it isn't a big wad of cash that you're handing forward.
The Official Presenter's Present Lounge made by On three Productions and held backstage at the 2013 Film Independent Spirit Awards beachside in Santa Monica. V2 cigs is usually a Georgia established specialist, which has got sizable move on more than e-cigarette program. For years, men and women have been preached to about the dangers of smoking cigarettes. V2cigs consists of a lot certified an another wide variety.

Take a look at my web site - v2 cigs coupon code 25