sábado, agosto 30, 2008

Bizarria


Hoje é Dia Europeu dos Morcegos. Dia Europeu dos Morcegos!?

Para assinalar com a pompa devida tão extraordinária efeméride, o Público associou-se a um projecto intitulado Morcegos na Web (não é lá muito imaginativo...) que lança hoje um novo e estranho site que pode ser encontrado aqui.

A partir do dia de hoje estarão disponíveis online imagens de uma gruta habitada por diferentes espécies de morcegos 24 horas sobre 24. Para podermos ter uma noção do que isto significa note-se que, nessa gruta, cohabitam as seguintes espécies de morcegos: Morcego-de-peluche, Morcego-rato-grande, Morcego-lanudo, Morcego-de-ferradura-mediterrânico, Morcego-de-ferradura-grande, Morcego-de-ferradura-pequeno, Morcego-rato-pequeno, Morcego-de-franja, Morcego de Bechstein, Morcego-de-ferradura-mourisco, Morcego-hortelão e, last but not the least, o patusco Morcego-de-água.

Tem todo o aspecto de ser uma chatice do caraças. Para já podemos admirar nos arquivos disponíveis momentos de grande espectáculo: um Morcego-de-ferradura-grande a fazer higiene corporal, naquilo que parece um gajo com espasmos a morder-se todo ou ainda um Morcego-de-peluche a beber água de uma estalactite, esta uma estranha cena em que podemos observar o vulto de um morcego que parece mamar directamente de uma teta gigante que descai do tecto da gruta.

Um lugar bizarro que comemora uma bizarra efeméride mas que, estou certo, representa um triunfo e uma alegria imensa para aqueles que se empenharam no projecto e nutrem uma admiração sem limites por estes horripilantes pequenos seres, os únicos mamíferos voadores de toda a Criação.
Há pessoas capazes de eleger as mais inesperadas causas e ainda lutarem por elas. São essas pessoas que mantêm acesa a chama da esperança numa loucura qualquer que possa transformar este mundo num outro.

Morcegos de todo o mundo, uni-vos! O 100 Cabeças saúda-vos.

8 comentários:

Beto Canales disse...

Dá mole, até o Batman aparece na gruta. hehe... falando nisso, o último filme O Cavaleiro das Trevas é uma preciosidade cinematográfica.
E eu tenho medo de morcegos. Eles tem cara de gente feia, muito feia.

Anónimo disse...

Bem, fui pesquisar sobre as tais diferentes espécies de morcegos. Parece-me que distingui-los seria como distinguir as ovelhas de um rebanho.. Mas também nunca fui muito boa com diferenças.

Parece que a webcam vai ser muito emocionante! Ou talvez não.. Esperar para ver.

Jorge Pinheiro disse...

Sempre gostei muto de morcegos. Comem insectos incómodos. E depois aquele sistema de radar é espectacular. Quando era miúdo dava-lhes comida. Atirava para o ar e eles apanhavam.
Quanto a dias estranhos, tb. gosto muito do Dia Mundoal das Zonas Húmidas!

Anónimo disse...

Esta bom! Só faltava essa! Agora não falta mais! E se não existisse, falta também não faria!
Bom fim de semana!

Sol aos Quadradinhos disse...

São bichos muito úteis, e ao menos não destróiem os habitats onde vivem. Ao contrário de nós os Humanos, os inteligentes, que destruimos o ambiente por onde vamos passando.
Vejam o belo estado do nosso planeta.

Belo Exemplo!

Somos MARAVILHOSOS!!!

Alice Salles disse...

Adorei o que o Eduardo falou! hahahaha
Eu gosto de morcegos tambem, sao simpaticos!

Anónimo disse...

E dos morcegos-vampiros ninguém cuida ? Mais interessantes, excitam o imaginário popular, e no meio deles sempre alguns Dráculas disfarçados ...

Silvares disse...

Beto, O Cavaleiro das Trevas é um filme interessante, sim. Vi duas vezes. Mas sobretudo é o Joker que faz a diferença. Não tanto o Homem Morcego.

Ovelha Negra, realmente os morcegos são um bocado parecidos uns com os outros e com algumas pessoas que conheço. Difícil distingui-los.
:-)

Jorge, é como digo, fico espantado (e por vezes comovido) com as causas que alguns de nós são capazes de abraçar. As Zonas Húmidas merecem toda a nossa atenção...

Eduardo, um dia Europeu dos Morcegos é uma ideia muito estranha. Haverá um Dia Mundial dos Morcegos? Ou um Dia dos Morcegos da América do Sul?

Sol, se calhar temos alguma coisa a aprender com a morcegada!

Alice, são simpáticos mas têm um sorriso algo inquietante.

Peri, um vampirozinho fica sempre bem nas festas e nos bailes nocturnos. Tornam a função mais excitante.
:-)

Fiquem bem.