Primeiro que tudo importa frisar que Wall-e (http://www.disney.com.br/cinema/walle/)é um filme excelente. Independentemente de ser cinema de animação, é CINEMA, ponto final. Será certamente um dos melhores filmes de animação jamais realizados mas é também uma lição sobre a forma de contar uma história.
Algumas sequências são absolutamente fabulosas e a caracterização das personagens é tão perfeita que não há palavras que lhe façam justiça. Mais do que um filme para toda a família, estamos perante um filme para toda a gente. Enfim, a melhor forma de provar aquilo que se tem dito acerca deste filme (ler crítica de Jorge Mourinha aqui) é mesmo ir assistir à projecção numa sala de cinema. Fui esta tarde com a minha filha ver a versão original (é difícil uma vez que em são muito poucas as salas que exibem a versão legendada) ao El Corte Inglés, numa sessão extraordinária: não vi e muito menos ouvi quem quer que fosse a mastigar pipocas ou a escurropichar baldes de Pepsi-Cola. Um milagre completo!
9 comentários:
Estava indeciso. Assim vou ver!
Não há que hesitar!
e fazer aquelas cenas dá uma trabalheira, são meses e meses para executar uma sequência de alguns minutos.
Grandes equipas a desenhar bonecos, cenários, movimentar as personagens, engenheiros de som, etc.
Uma trabalheira gigantesca e muitas dores de cabeça, para chegar ao resultado final GENIAL.
Na Toxik ensinamos a fazer isso tudo.
MUMIa, em média são 4 anos para realizar um filme destes.
Roserouge, estou muito interessado em saber mais sobre a tal escola (ou lá o que é) em que trabalhas.
Já foste ao site? Espreita lá...
Roseouge, tens um e-mail através do qual possamos contactar? Estou interessado em alguns contactos institucionais uma vez que na escola onde dou aulas tenho a responsabilidade de uma disciplina que eu criei (Arte e Comunicação) que se debruça sobre o fenómeno mediático e é dedicada aos alunos entre o 7º e o 9º ano de escolaridade. O programa desta disciplina debruça-se sobre diferentes tipos de narrativas, desde a imagem única (pintura, cartoon, fotografia) até às sequências de imagens (animação, cinema, publicidade). Ainda estou a tentar estabelecer parâmetros de acção bem definidos mas, neste momento, a coisa continua a vogar um tanto ao sabor da minha capacidade de inventar actividades e planos de aula. Resumindo, tenho muitas ideias mas ainda não fui capaz de as sistematizar completamente. Não quero abusar mas seria interessante tentar perceber o que andamos a fazer com a leitura do mundo que nos rodeia... se achares que não tens pachorra tudo bem, mas talvez possa ser interessante trocar algumas ideias. Diz qualquer coisa.
:-)
Como já te disse, esta semana não estou lá, só regresso 3ª ou 4ª feira, por isso vou dar-te o meu mail de casa: florbela-cunha@netcabo.pt. Se algum dia ligares para lá, diz que és amigo da Bé. Gostava que falasses com um amigo meu que é um dos formadores e fundadores da Toxik, é a pessoa mais indicada para te esclarecer sobre todas as tuas dúvidas. Eu não dou formação sou aquilo a que eles chamam "students manager". Manda-me um email com o teu número de contacto que eu peço a ele pra te ligar e explico o que se passa.
Silvares das melhores coisas que já vi...sem dúvida!
Enviar um comentário