terça-feira, agosto 05, 2008

Tapar a mama da Verdade


Em cima: vista global da pintura;
em baixo: antes e depois


A notícia está aí a chegar, vai chegando em ondinhas como a água do mar. Alguém (um discreto assessor, ao que parece) terá tido a ideia de tapar uma mama numa pintura de Tiepolo, exposta na sala onde Berlusconi costuma realizar as suas magníficas conferências de imprensa, no palácio Chigi em Roma.

Em plena Estação Parva esta estranha medida poderia causar pouco mais que um sorriso mas está a fazer correr alguma tinta por esse mundo fora. A razão para o púdico retoque não terá sido tomada num impulso censório. Segundo alguns relatos o que acontecia era que, quando se sentava defronte à pintura para despachar as suas habituais balelas, o seio agora tapado ficava por detrás da ex-careca de Berlusconi, qual auréola mamária.

Estranho seria se Il Cavalieri, conhecido pelos seus ímpetos de galã e macho latino, resolvesse impedir o vislumbre de tão artística imagem por simples pudor. A coisa terá então uma explicação de teor mais mediático, Berlusconi não aceita que a sua incomparável beleza masculina seja ofuscada por uma mama qualquer.

Não deixa de ser significativo que a iconologia alegórica da pintura em causa, A Verdade desvelada pelo Tempo, seja tão toscamente adulterada. O governo de Berlusconi prefere tapar a Verdade, nem que seja apenas uma simples mama.

20 comentários:

roserouge disse...

Agora fizeste-me rir.

Silvares disse...

Apenas faço eco... eheheheh.
Um dia choro, riso no seguinte, que podemos nós pedir mais à vida?

Olaio disse...

Parece que o tempo vai revelando que o aparente galã e liberal Cavalieri, afinal não passa de um tradicional ex-careca preconceituoso.

Silvares disse...

Essa fez-me rir...

Anónimo disse...

Que mais podemos pedir à vida? Que não sobre tanto mês no fim do salário...

Silvares disse...

Esse pedido deve ser feito ao patrão.

Jorge Pinheiro disse...

Este Coni sempre foi um homem de pudor!

Silvares disse...

Pois, sempre teve um pudor do caralho... ooops, fugiu-me. Foi sem querer. Normalmente não vou tão longe na linguagem que necessite de um retoque para tapar uma asneirada deste calibre.
;-)

Anónimo disse...

Excelente esta história, típica da Itália.

Silvares disse...

É, os italianos têm uma jeito especial para histórias meio malucas. Em algumas zonas de Itália "portoguese" (não sei se é assim que se escreve) significa vigarista. Constou-me. Em Portugal italiano também se pode dizer "mafioso". Adoramo-nos uns aos outros, como se pode ver.
:-)

Ví Leardi disse...

Curto e rápido...adorei história e relato...

GUGA ALAYON disse...

ahahahaha

Anónimo disse...

É, e em italiano "fica" quer dizer...hum...cona. Quando o Benfica lá vai jogar eles dizem sempre "Um jogo com aquela equipa de Lisboa"...Bem, quem me contou foi um professor de italiano que eu tive que era da Sicília e que odiava o Berlusconi...

Silvares disse...

Vi, nem podia ser de outra maneira que a historinha é mesmo rápida de perceber.

Guga, é para rir, mesmo!

Roserouge, as coisas que aprendemos na NET! Ainda bem que sou do Sporting.

MUMIA disse...

Aquele Berlusconi mais os seus Capangas são cá um BRONCOS!!
Mandar tapar umas maminhas tão bonitinhas e perfeitas.
Fraco Gosto!!!
Arruinaram a Pintura!!!

GRRRR!!!

Anónimo disse...

Além do disparate do Ministro Italiano ( todo cheio de pudores)os comentários que se seguem completam a obra de humor, no caso NEGRO!

Anónimo disse...

ROSE: AIII!!!...será que a ÁGUIA sabe disto???

Silvares disse...

MUMIA, sabes bem que não se deve mexer nas pinturas dos outros a não ser que queiramos estragá-las!

Eduardo, a arte não é vista com os mesmos olhos por toda a gente.Os poderosos costumamter dela uma perspectiva utilitária. Se a mama da Verdade desse votos Berlusconi deixava-a ao léu.

Jo-Zéi, á águia sabe disso e muito mais.

Anónimo disse...

E não é o Benfas que tem um guarda redes chamado Quim? E sabem o que quer dizer "quim" em calão inglês de Londres? A mesma coisa que "fica" em italiano. Quem me contou foi um amigo londrino que diz que quando estão a relatar os jogos em que vai lá o Quim, nunca o tratam pelo nome...ehehehe...

Silvares disse...

Na verdade chama-se Joaquim o que é mais decente, pelos vistos. Já um gajo chamado Hilário, que joga no Chelsea de Londres, também soa estranho (hilarious) aos ouvidos dos súbditos da mana Isabelinha.