Olhando melhor para a quela foto que estava no post anterior e vialou para este, há um pormenor interessante. Repara bem na quantidade de máquinas fotográficas que dançam à frente de Barack Obama. A maioria dos manifestantes que aplaudem o símbolo máximo da "hope" tem uma máquina e, como são máquinas digitais, disparam-nas a torto e a direito, captando centenas, milhares, milhões de imagens de Obama.
Desde que o digital entrou em definitivo nos nossos hábitos, passámos a produzir muito mais imagens. Já não temos a pressão de nos sentirmos obrigados a tirar uma foto especial sempre que carregávamos no botão da velha máquina, foto essa que iria ser impressa e, quem sabe, emoldurada, o que, até pelo preço, nos obrigava a procurar um enquadramento especial, uma pose estudada. Agora é o tempo do instanâneo-instantâneo. Fotografamos tudo, sob todos os ângulos possíveis, sem temores nem constrangimentos.
Gostava de ter acesso às fotos que estão a ser tiradas na foto que ilustra este post. Seria decerto um exercício curioso poder compará-las. Descontando as que enquadram apenas a nuca do parceiro da frente, ou só o céu, ou apenas pernas em plano picado, tenho a certeza de que uma coisa havia de ser comum a muitas delas: o sorriso de Obama. O homem ainda arranja algum problema muscular de tanto sorrir. A menos que pratique ao espelho.
8 comentários:
Rui,
tens toda razão quando fala que nunca se fotografou tanto! É verdade, maquinas ,celulares, e logo, logo, relógios de pulso também farão imagens digitais!
Por essa razão aquelas FHOTOS em P&B em negativo e papel viraram coisas de museu e colecionadores! Relíquias da antiguidade! Até o conceito de foco, enquadramento e cor, mudou muito.
Quanto ao sorriso do Obama, é proposital. Além de frequentar o blog da Dulcinéia ( Arco-Iris do HUMOR, que faz apologia do sorriso)ele tem que vender uma NOVA AMÉRICA! E pior nessa crise danada! Só rindo para não chorar! Mas acho que chora entre as quatro paredes da Casa Branca!
Forte abraço, depois de alguns dias com o PC no estaleiro!
Eduardo, é isso aí. A fotografia entrou numa era diferente e democratizou-se de tal modo que teremos de repensar o seu valor artístico. Ou somos todos artistas-fotógrafos ou só alguns de nós poderão assumir-se como tal. O que os caracteriza?
Obama é um "sorridor" profissional e sorri muito bem!
:-)
Comentando o comentário: sempre desconfiei de quem chora ou sorri demais....
Beto, cá para mim o bom do Barack não estava a ver bem no que se ia meter. Um dia destes ainda vai haver quem descubra alguma passagem nas Escrituras provando que ele é o Cristo de regresso, o Messias recnascido.
:-)
Não sei, a mim parece-me é que ainda alguém acha que ele é o cordeiro da páscoa e como tal, que deve ser imolado. Como fizeram com os outros há uns anos...
Também gostaria de ter as fotos de cada um que está por ali, poderíamos coloca-las todas juntas num imenso painel e tentar montar assim o quebra-cabeça...
Caçador, espero que não o imolem tão depressa. Ao menos deixem o bichinho engordar e crescer.
Alice, seria um projecto artístico interessante, não achas?
...Tantos clicks....Tantos clicks..Tão rápidos , efêmeros,deletáveis....milhões de imagens ...quais ficaram?
O sorriso de Obama..I Hope!!
Enviar um comentário