Eça de Queiroz (1845-1900)
Neste ano de eleições, lembremo-nos: «Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»
Recebi este lembrete por e-mail.
Em Portugal iremos votar 3 vezes no próximo ano (!!!). Eleições legislativas, locais e para o parlamento europeu. No Brasil está também a decorrer um processo eleitoral. Daí que seja importante relembrar estas palavras de um dos grandes escritores da nossa língua comum.
19 comentários:
Acabei de votar aqui em Porto Alegre e segui o conselho mesmo antes de ler.
Que frase bem dita.
Tenho que traduzir essa frase da melhor maneira possível e repassar para os antas americanos. Fantástico, ninguém poderia ter dito melhor!
RESUMO DA BASES DA DEMOCRACIA! Tem toda razão. Ás vezes o POVO volta a USAR fraldas SUJAS!
Há o muito frequente risco de confundirem o cheiro de merda com o de rosas.
Sensacional...Não conhecia.
Explicado está!!!
Esta frase é brilhante, das melhores que tenho ouvido...visto...lido...isso!
Moço, aqui não são as fraldas que me fazem falar, mas o comentário sobre a alteração da expo "seis cadeiras e uma mesa". Pois olha que estou de acordo, sim senhor, mas colocas aqui um problema matemático complicado. Eu, por mim, vejo-me incapaz de o resolver. É o seguinte: como é que, com duas impossibilidades tornas uma coisa possível? Aquela história do menos por menos dá mais só funciona na escola, nos livros de matemática. Aqui estamos a tratar de infinidades...
Resolve o problema, por favor!
Beto, é o poder que nos resta: o poder de provocar a possibilidade de mudança se as coisas não nos agradam, ou de eventualmente mantermos o estado actual, se elas estão de acordo com as nossas expectativas.
Alice, traduz isso com jeito, todos os contributos são poucos para mudar a fralda à América. Está cheia e pesadona...
Eduardo, na política as fraldas ainda não descartáveis. Há muitas que se reutilizam!
:-)
Peri, há merdinha bem cheirosa, depende do rabinho que a defeca.
Ví, este Eça foi um extraordinário observador da alma humana. Ainda por cima escrevia com muito humor e alguma malícia...
Roserouge, absolutamente!
:-)
Luís, neste caso o "menos por menos" dá o que Deus quiser. Dá mais ou menos.
Para um manual político completo da Autoria de Eça de Queiroz, recomendo o "Conde de Abranhos". Está lá tudo! O Grande escritor português!
Jorge, uma óptima sugestão! Já reparaste no pormenor do adaimento da inauguração da exposição em que vou participar na Galeria Municipal de Almada? Resolveram agora reparar o chão da Galeria, houve uma inundação, segundo ouvi dizer... o problema é resolveram fazer o arranjo independentemente da agenda das exposições e sem avisarem ninguém. A notícia da inauguração para o próximo dia 10 deste mês já foi publicada na Agenda Cultural e, imagino, seguiu para os órgãos de comunicação locais. Isto é uma balda. O que diria o Eça?
Diria "lavaste, estragaste!"
Na verdade foi um cano rôto.
:-)
Um dia, um amigo do Eça escreveu-lhe a pedir conselhos sobre como fazer sexo oral a uma senhora. Eça lá lhe explicou. Passados um tempos, o amigo torna a escrever-lhe a dizer que já tinha experimentado e que não tinha achado muita graça àquilo. Eça perguntou-lhe porquê. O amigo explicou-lhe em pormenor todo o acto em si, inclusive que tinha pedido à senhora para se lavar muito bem lavadinha. Resposta do Eça: "lavaste, estragaste". Pimba!
Essa eu não conhecia. Caramba!
Hehehehehehe..... ganhei meu mês com o comentário roserouge.
Esta mulher é um incêndio...
Juro que é verdade, não inventei nada...
O Eça diria que isto é um regabofe e que aquela gente só quer uma "sinecurazinhas".
Cuidado com a inunda ção. Aqula Galeria não é fiável. Danificaram-me lá uma escultura e ainda aguardo o seguro... Se calhar é da AIG!!!
Roserouge, não duvido nem um bocadinho!
Jorge, haverá alguma coisa fiável?
Enviar um comentário