quarta-feira, agosto 06, 2008

Leonel Moura no Brasil

Leonel Moura em acção de divulgação dos seus famosos "formigões" pintores


Recebi via e-mail a informação de que Leonel Moura levou até ao Brasil os seus famosos robôs pintores também conhecidos por RAP. Nesse e-mail é fornecida a entrada para uma excelente peça jornalística na revista BRAVO!(ler aqui) que recomendo vivamente a quem se interessa pelo fenómeno da criação artísitca.

Nesse texto, escrito de forma muito eficaz e desenvolta, os RAP são apelidados de formigas ou formigões e Leonel Moura é citado em jeito de entrevista, expondo o essencial dos seus pontos de vista que continuam a gerar alguma polémica. A mensagem de Moura vai passando e ganhando consistência. A discussão sobre a natureza artística ou não dos objectos fabricados pelos RAP é muito interessante. Talvez até seja mais interessante a discussão do que os ditos objectos.

Há ainda um texto escrito por Leonel Moura (ler aqui) que pode ajudar a clarificar algumas questões que tenham ficado menos nítidas ao longo do texto-entrevista.

Este tema já foi abordado por mais de uma vez aqui no 100 Cabeças, o link para o Leonel Moura ARTe está aí ao lado na lista permanente deste Blogue. Embora não consiga concordar a 100% com Moura tenho uma profunda curiosidade em reflectir sobre a questão e ver até onde me (nos) pode levar essa reflexão.

Leonel Moura assume-se como um artista conceptual e afirma que a sua obra são os robôs e não os trabalhos por eles realizados. Esses serão da exclusiva "responsabilidade" criativa dos RAP e, diz o criador desses seres artificiais, constituem o paradigma de uma novíssima forma de produção de objectos de arte. Discutível mas apaixonante.

Na Idade Média os pintores e escultores também se consideravam meros veículos da vontade e inspiração divinas. Seriam uma espécie de pincéis manuseados pelo mistério da acção demiúrgica de uma divindade suprema. Daí que muitos deles não assinassem as suas obras.Mas os RAP assinam. É nesse momento que decidem dar as suas obras por terminadas.


8 comentários:

Só- Poesias e outros itens disse...

Silvares,
pertinente observações. Tenho muitas dúvidas sobre o tema de como distinguir à arte dita contemporânea. Quem faz o quê em obras de arte?
Se Não é o artista que produz? quem o faz?

bjs.

JU gioli

Jo-zéi F. disse...

Sr.Leonel artista natural de BEJA.

Alguém desenhou e programou os robots pintores, não cairam do céu.

Silvares disse...

Ju, alguma coisa produz a arte. Alguma coisa que produz uma acção determinada. Neste caso serão os robôs. Segundo Leonel Moura eles agem de forma autónoma e tomam decisões, na medida em que um ser mecânico são capazes de as tomar. Enfim, a arte será produzida pelos robôs pois eles agem autonomamente. É uma ideia que tem muito para dar.

Jo-Zéi, quem nos programa a nós? Também não caímos do céu, apesar da história da cegonha que traz os bébés de Paris.

Anónimo disse...

uma autonomia muito pouco autónoma.

---Ao fim e ao cabo a pintura do Tiepolo é uma cópia e o sr. Berlusconi não podia dar as suas conferências de imprensa com as maminhas por trás da cabeça.
QUE VERGONHA!!!

Silvares disse...

Pois, ao menos ficamos a saber que não iam mutilar um original só por uma questão de maocas. Podemos dormir mais descansados.

Quanto à questão da autonomia dos RAP, Leonel Moura garante que é total em termos decisão das cores a usar, dos trajectos a seguir, enfim, tenta-se proporcionar o máximo de liberdade criativa aos robôs. Lê os textos dele, faz uma visita às suas páginas na NET, vais ver que encontras material interessante.

Anónimo disse...

há uns meses que recebo mails com o percurso artístico/turístico dos robots.
Tb tem uma galeria em lisboa, como deves saber.

Silvares disse...

Yep. A actividade de divulgação desta ideia é bastante intensa e eficaz. O leonel Moura está apostado em levar a sua mensagem tão longe quanto for capaz.

Francine Esqueda disse...

Olá! Quanto tempo...
Resolvi bisbilhotar seu blog!
Adorei as novidades que vi!
Beijos e bom fim de semana!