sexta-feira, junho 13, 2008

Acontecimento




O Acontecimento é o mais recente filme de Night Shyamalan. Filme de terror em tons mais ou menos suaves, parece-me não ser tão eficaz em termos cinematográficos quanto alguns dos anteriores títulos de Shyamalan. O problema deste realizador é que ele colocou a fasquia muito alta para si próprio. Depois de Sexto Sentido ou Unbreakable (como é o título em Português?)cada novo filme de Shyamalan foi sendo comparado com os seus antecessores e se em Sinais a coisa se manteve sem problemas, com A Vila as vozes dissonantes começaram a fazer-se ouvir para se tornarem incomodativas após A Senhora na Água.

Entre a crítica portuga Shyamalan parece ter caído um pouco em desgraça e, pelo menos no Público, fartam-se de lhe dar porrada por tudo e por nada. Já se sabe que a crítica vale o que vale, que os críticos vivem ansiosos por descobrirem a "next big thing", fazendo previsões dignas dos bruxos mais encartados. Depois, quando criticam os seus favoritos, preocupam-se em encontrar provas que justifiquem e validem as suas previsões, mostrando a um mundo ingrato e ignorante a sua genialidade e capacidade de projecção no futuro. Além de um indiscutível bom gosto. Shyamalan é agora considerado produto de menor qualidade o que, em certa medida, posso compreender. Alguns críticos de cinema gostam mais de si próprios do que de cinema.


Resumindo, O Acontecimento é um filme escorreito, que conta uma história de forma clara e objectiva. Um objecto cinematográfico bastante razoável. Em relação a anteriores produções de Shyamalan falta-lhe "aquele" momento genial e abusa um pouco (na minha óptica) de cenas "gore" (porque é que temos de ver tudo na cena do cortador de relva?). Fico com a sensação de que Shyamalan pretende provar qualquer coisa aos que o criticam e menorizam. Nesse esforço é o cinema que sai a perder. Este filme é bom mas há ali qualquer coisa que está a emperrar um pouco a máquina Shyamalan. Esperemos que essa "qualquer coisa" se resolva depressa para podermos assistir ao regresso em grande de Night Shyamalan. Um homem não pode ser sempre genial, caraças!

Sem comentários: