segunda-feira, agosto 20, 2007

Friedrich

Uma visita à Alte Nationalgalerie em Berlim levou-me até ao último piso de um palácio deslumbrante. Entre mármores de toque subtil e estuques de formas fantásticas fui subindo, subindo, até que, entrando despreocupado numa sala, senti aquela coisa especial que se sente de vez em quando, aquela espécie de esquisitice forrada a veludo que de repente nos entra no estômago e assenta levemente, preenchendo e completando o nosso corpo. (Eu sei, esta frase também me soa pomposa e algo pretensiosa, mas é o que se arranja e, acreditem, adequa-se bem ao que pretendo descrever.)
Tinha ido "desaguar" à sala de Caspar David Friedrich, (http://www.artcyclopedia.com/artists/friedrich_caspar_david.html pode ver-se aqui ou procurar outros lugares na NET, há bués!) o célebre pintor das pessoas de costas. Deslumbramento, será a expressão adequada. O brilho dos óleos de Friedrich, a perfeição quase doentia das formas e dos contornos, a luz espectacular que define os espaços por ele representados, fazem das suas pinturas pequenas maravilhas. Uma sala repleta de obras deste artista romântico alemão é um lugar mágico que provoca no espectador um sobressalto.
Entre todas aquelas salas e salas, cobertas, barradas de pinturas, como torradas com demasiada manteiga, encontrar Friedrich foi verdadeira revelação.
Ainda guardo a memória de uma lágrimazita que não chegou a cair.
Soberbo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Oi! Espectáculo! Obrigada pela informação. Movida pela imagem em amostra e pelo texto de apresentação, curiosa, fui ver! Maravilha! Muuuuuuuuuuuuuito mais giro que puzzle de horarios! lol! Fixe. Vai contando mais de Berlim, anda. Bjs. guida

Anónimo disse...

Silvares, seu texto de arrepiar, e as poucas imagens do link sugerido, dão conta do que sentiu ao ver essas pinturas. Não conhecia esse artista alemão. Foi um prazer!

Silvares disse...

Margarida, quando é que fazes um intervalozinho? Berlim é uma cidade interessante, deixou-me a pensar em muitas coisas... ainda estou a pensar nelas!
:-)
Eduardo, este pintor é genial! É considerado um dos maiores da pintura Romântica europeia e com razão.

LopesCaBlog disse...

Adorei a imagem, obrigada pela partilha :)