Tinha ido "desaguar" à sala de Caspar David Friedrich, (http://www.artcyclopedia.com/artists/friedrich_caspar_david.html pode ver-se aqui ou procurar outros lugares na NET, há bués!) o célebre pintor das pessoas de costas. Deslumbramento, será a expressão adequada. O brilho dos óleos de Friedrich, a perfeição quase doentia das formas e dos contornos, a luz espectacular que define os espaços por ele representados, fazem das suas pinturas pequenas maravilhas. Uma sala repleta de obras deste artista romântico alemão é um lugar mágico que provoca no espectador um sobressalto.
Entre todas aquelas salas e salas, cobertas, barradas de pinturas, como torradas com demasiada manteiga, encontrar Friedrich foi verdadeira revelação.
Ainda guardo a memória de uma lágrimazita que não chegou a cair.
Soberbo.
4 comentários:
Oi! Espectáculo! Obrigada pela informação. Movida pela imagem em amostra e pelo texto de apresentação, curiosa, fui ver! Maravilha! Muuuuuuuuuuuuuito mais giro que puzzle de horarios! lol! Fixe. Vai contando mais de Berlim, anda. Bjs. guida
Silvares, seu texto de arrepiar, e as poucas imagens do link sugerido, dão conta do que sentiu ao ver essas pinturas. Não conhecia esse artista alemão. Foi um prazer!
Margarida, quando é que fazes um intervalozinho? Berlim é uma cidade interessante, deixou-me a pensar em muitas coisas... ainda estou a pensar nelas!
:-)
Eduardo, este pintor é genial! É considerado um dos maiores da pintura Romântica europeia e com razão.
Adorei a imagem, obrigada pela partilha :)
Enviar um comentário