domingo, março 27, 2011

Pós de Democracia


Já ouviste falar do conceito de pós-democracia?
"A “pós-democracia” é um sistema político em que a democracia representativa fica cativa das elites totalitárias que se representam exclusivamente a si próprias." (ler aqui)

Nos últimos dias, já não sei exactamente quando, dei de caras com esta designação e este conceito: pós-democracia. Sob esta luz, os acontecimentos recentes em Portugal, para dar um exemplo claro, ganham contornos mais definidos. Já todos sabíamos que "eles" são todos iguais, que "eles" querem é poleiro, que "eles" são uma corja de ladrões que andam a encher-se à custa do povo. O mais complicado é perceber quem são "eles".

Por mais de uma vez dei aqui, no 100 Cabeças, notícia da minha perspectiva da falência do regime democrático em favor daquilo a que chamei, com deselegância, reconheço, de "chinesização" do mundo ocidental. Clicando na hiperligação ali atrás encontrarás o vocábulo "sinificação" que já há muito faz parte do léxico do blogue Perspectivas.

Resumindo e concluindo, o processo de "sinificação" da nossa sociedade é resultado da ascenção do sistema pós-democrático em termos de influência na determinação do nosso futuro imediato enquanto sociedade e sua desfiguração num médio/longo prazo.

O que quer isto dizer? De um modo curto e duro significa: mais trabalho com menor remuneração e progressivo apagamento dos direitos fundamentais dos cidadãos das sociedades democráticas. Significa um retrocesso civilizacional em benefício de um avanço económico global com distribuição assimétrica da riqueza. Os ricos cada vez mais ricos, as classes médias a aproximarem-se das fronteiras da pobreza e os pobres transformados em escravos. Um Mundo Novo muito pouco admirável.

4 comentários:

Olaio disse...

Eu cá como já tenho uma certa idade, prefiro as velhas expressões como fascismo e barbárie para designar estes tempos pós-democracia (burguesa.
Aliás, o capital não tem outro futuro para oferecer.

Silvares disse...

Pós-democracia não se refere exclusivamente ao sistema capitalista burguês tradicional. O sistema chinês é a outra metade desta história.

Olaio disse...

mas a grande aberração do sistema chinês não está na forma como o capitalismo lá vai ganhando forma????... apesar de nunca ter sido adepto da revolução cultural chinesa.
É a luta de classes meu caro!

Silvares disse...

Uma guerra sem fim.