sexta-feira, outubro 09, 2009

Surprise!!!


Ena pá!!! Esta foi uma autêntica surpresa. "Surprise", como dizem os gajos que falam a língua do presidente Barack Hussein Obama. Atribuir o Prémio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos da América não parece ser a coisa mais óbvia, pois não? E não é, de facto. É uma coisa estranha e inesperada. Afinal de contas Obama tem nos braços duas guerras que herdou directamente do Grande Satã e ainda uma prisão maldita que continua a funcionar a emio gás, ali para os lados de Guantanamo.

Então que raio de ideia foi aquela dos gajos que atribuem o Nobel? Estão parvos ou malucos? Passaram-se de vez?

Cá pra mim, que sou pouco mais do que ninguém, os gajos passaram-se, mas só um bocadinho. Obama, goste-se dele ou desgoste-se do que ele representa, é a face da esperança ("hope", como dizem os gajos que falam aquela língua simplória) e é essa esperança a verdadeira premiada deste ano. Sem Obama o futuro pareceria a todos nós bem mais cinzento, a dar para o muito escuro. Quase preto de fumo e vermelho de destruição. Com ele podemos acreditar na possibilidade de existir paz, nem que seja a médio prazo.

É claro que os talibã preferiam que o prémio Nobel da Paz fosse atribuído a Osama Bin Laden, por exemplo. Os iranianos escolheriam quem? E por aí fora, há muita gente que desdenha de Obama. Esses desdenham tudo. Esperança incluída.

7 comentários:

Beto Canales disse...

Pois é. Acho também estranho e creio que seria mais eficaz se viesse no outro ano. Não é cedo? Ele não fez as guerrinhas atuais, é claro, mas também não desfez. Espero que ainda.

Gosto dele, acho merecido, porém, precoce.

Silvares disse...

É a sensação que fica, eu acho. É como dar um monte de grana a um neném que tivesse comido a sopa toda além de se portar direitinho...
(estou tentando escrever em português brasileiro, acabei de ler Cabeça a Prémio de Marçal Aquino e gostei paca!:-)

Jorge Pinheiro disse...

Um presente envenenado da Noruega.

Lina Faria disse...

É. É um prêmio investimento para que ele ainda faça por merecer. Tomara!

Anónimo disse...

vixe, só queria saber o que se passa na cabeça do Obama. Mais essa.
abs
madoka

peri s.c. disse...

Um premio " mercado futuro ".
Especulação até no Nobel. O capitalismo venceu.

Silvares disse...

Jorge, não sei se é envenenado mas que tem truque, isso parece ter!

Lina, pois, há quem pense que os noruegueses estao a condicionar as atitudes futuras de Obama.

Madoka, a cabeça de Obama deve estar bastante ocupada com ideias e outras coisas parecidas com ideias que não serão bem ideias... o homem irá aguentar?

Peri, afinal de contas o prémio Nobel é atribuído por 5 pessoas que os noruegueses nomeiam para o efeito. Quem nos garante que esses 5 "escolhedores" sabem o que hão-de fazer?