segunda-feira, abril 14, 2008

Good Feelings

Nunca é Tarde Demais (The Bucket List, no original) é mais um filme com a assinatura de Rob Reiner. Consultando a sua filmografia decerto o leitor encontrará um ou mais filmes que já tenha visto realizados por ele. Recentemente tinha visto em DVD Misery, com a família, adaptação cinematográfica de uma obra de Stephen King pela mão de Reiner. Mas tenho uma memória muito forte de Conta Comigo (Stand by Me) filme que vi repetidamente pelas mais diversas razões e mais uns quantos que não me deixaram marcas tão nítidas.
Enfim, tenho a sensação que Reiner é um cineasta que gosta de tratar temas relacionados com os sentimentos, de preferência temas em que os bons sentimentos acabem por triunfar como é o caso deste Bucket List que põe meia sala de cinema a fungar e a choramingar com a maior das eficácias e o peitinho a bater meio a descompasso.
Morgan Freeman e Jack Nicholson formam uma parelha que a sabe toda! Contracenam nas calmas, fazendo de cada plano, de cada diálogo, de cada minutinho de filme, um acontecimento a seguir ao outro, com toda a naturalidade, sem esforço aparente.
Pode-se não simpatizar com a forma como Reiner entra por nós dentro com cenas tão melosas e tão evidentemente engraçadas e ternurentas. Por vezes fica a sensação de que está a brincar com os nossos sentimentos, formatando-os pintados com cores primárias de forma demasiado fácil e simplista. Mas a coisa fica-lhe bem, Reiner faz aquilo com uma certa graça Pop, o amor e a amizade, a morte inevitável, acabam por ficar ao alcance de toda a gente, com facilidade adocicada e não há que ter vergonha. Porque sabe bem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Silvares,

vou fazer aqui uma confissão: não verei o filme, pois como já sabe, não tenho salas de cinema por perto, nem DVD aqui na Piacaba, mas nem estou triste, pis suas resenhas me satisfazem. E como! Gosto muito de todas, ainda que de alguns filmes nem lamento perde-los.

Forte abraço,

PS- Continuo a sorrir ao lembrar seu comentário definindo o 100cabeças!...~C;-))

Silvares disse...

Eduardo, sabe que há sites que permitem piratear quase tudo e em português!!! Sinceramente não sei como se faz, sei que não é legal (quer dizer, é contra a lei mas é legal no sentido que essa palavra tem em brasileiro :-).

Folgo em saber que as minhas pequenas histórias sobre cinema lhe proporcionam momentos de algum prazer.

Quanto ao 100 Cabeças... ele aí está, discreto e meio sujo, ao fundo da rua...

Anónimo disse...

Silvares,

e para nós aqui, vocês falarem que nossa lingua é "brasileiro" ou que palavras ou expressões são em brasileiro , nos soa muito curioso, pois temos para nós que NOSSA língua é o Português! ~C;-))

Silvares disse...

Só hoje vi este seu comentário. Tem razão quanto ao "português" e ao "brasileiro", mas é um facto, em Portugal diz-se correntemente que no Brasil se fala... barsileiro.