sábado, dezembro 15, 2007

Feliz Natal, pessoal!


Anda tudo doido! As pessoas parecem ventoínhas, parecem abelhas, beija-flores, esvoaçando em redor das montras, entrando nas lojas e tocando a mercadoria com dedinhos gulosos, sonhadores. As pessoas andam numa lufa-lufa de deixar os ajudantes do Pai Natal em estado de medo pânico. As pessoas querem, elas desejam, elas almejam tudo o que vêem e o que não sabem ainda que desejam mas, decerto, irão desejar ainda. O mais tardar amanhã vão desejá-lo. E comprarm e embrulham a compra para mais tarde a oferecerem a alguém que a desembrulhe. Anda tudo doido. Consumindo, consumindo, consumindo. Consome-se a vida como se fosse fumada. Como se fosse um charuto cubano na boca do Pai Natal, a sorvê-la de uma vezada com aqueles pulmões poderosos de tanto fazer Oh-oh-oh. O mundo roda mais rápido nestes dias. Deve ser isso que põe tudo doido. E como estamos doidos andamos mais depressa e o mundo mais rápido. E ficamos tontos e andamos mais depressa... quando tudo terminar vamos perceber que nada disto adiantou grande coisa. Que a nossa vida não mudou com aquilo que saiu do embrulho. Que aquilo que saiu do embrulho é, afinal, muito diferente daquilo que imaginámos que lá tínhamos enfiado.
Espero que, como de costume, as pessoas estejam um pouco mais felizes no dia dos embrulhos do que o costume nos outros dias. É para isso que serve esta merdice toda. Esta tontice, esta sofreguidão, este consumismo desalmado, tudo isto é apenas vontade de amar e ser amado. Só mais um bocadinho, por uma vez que seja.
Feliz Natal pessoal!

3 comentários:

Eduardo P.L. disse...

Silvares,

primeiro: Obrigado e desejo a você, meu Mestre, e a todos os seus! Feliz Natal, e bom Ano.
Segundo, vai amanhã para o Varal. Adorei!

Abçs

Só- Poesias e outros itens disse...

Silvares, adorei sua crônica de natal, vou fisgá-lo no meu blog.
( o lado sombra do natal)
bjs.

Ju gioli

Jo-zéi F. disse...

-gosto é do "Nightmare before Christmas", do Tim Burton. Muito mais misterioso, sombrio, estranho, BELO, BESTIAL, GENIAL...