quinta-feira, março 29, 2012

Vergonha

"Vergonha" é título de filme. Filme para maiores de 18 anos, em Portugal, para maiores de 17, nos States, filme para gente em idade adulta.

Decerto nem toda a gente em idade adulta terá estômago para ver esta "Vergonha". Outros não terão coração, outros não terão cérebro, a outros faltarão tomates, enfim, "Vergonha" exige ao espectador um físico adequado e completo, é filme para gente com mente sã em corpo são, coisa próxima da divindade grega.

Trata-se da 2ª longa metragem de Steve McQueen, um artista plástico reciclado em realizador cinematográfico. Vencedor do prestigiado Turner Prize em 1999 com um filme de 4 minutos, a preto e branco, sem som, intitulado Deadpan.

"Vergonha" é, de facto, um filme especial que pouco tem a ver com a produção habitual de objectos para projectar em telas de cinema. Denso como uma carruagem de metro em hora de ponta e penetrante como um bisturi de cirurgião plástico, o filme pode incomodar as almas mais propensas a entrar no Paraíso.

Pessoalmente pareceu-me uma história muito bem contada, muito bem filmada e com actores num estado de graça quase beatífico. A banda sonora é colossal e, no final, cada espectador terá de fechar a narrativa. É ao espectador que cabe a última palavra, a derradeira reflexão. Como nas boas obras de arte.

4 comentários:

Anónimo disse...

Rui, assisti algumas cenas e não sei se vou gostar!Talvez eu não tenha corpo e mente sãos!!!!

Silvares disse...

Eduardo, comigo passou-se exactamente o mesmo com o 1º filme deste realizador, intitulado "Fome".

banzai disse...

por um momento achei que o nome dele estava errado, rs. Li a entrevista do cineasta, e pela sua sinopse já anotei a indicação do fime. Por hora fiquei com um pé pra trás nos dizeres do Eduardo L. hehehehe, mas quero encarar o ´bicho´...
bjs
madoka

Silvares disse...

Madoka, Steve McQueen lembra sempre o outro... nem de propósito hoje passa o 1º filme deste McQueen num canal de TV português. Deixei a gravar. Talvez veja...