É em dias como este, quando chego a casa cansado após um dia de trabalho, que sinto verdadeiramente o drama dos que estão desempregados. Mais do que não ter dinheiro imagino o sofrimento atroz de não ter que fazer nem poder sentir-se útil. Nestes dias cresce em mim o desprezo por aqueles que exploram o trabalho alheio. A esses...
6 comentários:
Rui,
seu texto é no mínimo ambíguo!
Se não há emprego, sofre quem não os tem!
Se há, o empregador é tachado de explorador!
Como ficamos?
Há dias, que o melhor, é chegar em casa, e não filosofar...srsrsr
mais valia neles. Capitalismo selvagem.
Então, aqui desde 2008, a comunidade brasileira sofre com o desemprego. Mil e tantos foram embora para o Brasil com o incentivo do governo japa que oferecia em torno de 3 mil dólares para os 'bota fora'.
Bjs
madoka
Madoka,
Qual a outra alternativa, ao Capitalismo?
O socialismo cubano? O chinês?
Só a EDUCAÇÃO e a CAPACITAÇÃO profissional dará aos indivíduos condições melhores de trabalho. Não há mágica, nem regime que acabe com desemprego, infelizmente!
O "método"" japonesa é caro, e talvez não "resolva o problema", transferindo desempregados de um lugar para o outro.
Haverá sempre mais gente, do que postos de trabalho na terra! Sempre foi assim! Agora com uma média de vida mais longa, e índices de natalidade maiores, mortalidade menores, o problema só tende a se agravar!
Eduardo, eu falei dos que exploram o trabalho alheio. Por estes lados quando falamos em "explorar o trabalho dos outros" significa que se trata de alguém que não paga salário justo ou não paga nada, simplesmente. E olha que há por aí muita gente com salários em atraso, gente que só trabalha, não recebe. Claro que tem de haver patrões e empregados. Nada contra quem paga o que deve!
Apesar do olho cansado ainda dá pra uma filosofiazinha de trazer por casa.
:-D
Madoka, aqui em Portugal a barra está pesada e já há também programas para pagar o bilhete de avião a quem queira regressar ao país de origem. Muitos brasileiros estão regressando ao Brasil!
Eduardo, nunca se produziu tanta riqueza mas parece que se esqueceram de desenvolver os métodos de distribuiçõa. É "apenas" um pormenor do sistema capitalista.
:-(
Rui,
agora, tudo bem explicadinho, entendi! Sou meio lento, mesmo!
Estamos totalmente de acordo no tocante aos exploradores do trabalho alheio. Acontece que não é exatamente só no capitalismo que isso acontece. Nos países comunistas o ESTADO é o maior explorador! É um crime explorar o trabalho dos outros! E nesse sentido estamos de acordo!
As riquezas hoje em dia estão nas mãos dos ESTADOS, que arrecadam através de impostos e fazem mau uso desses recursos. Os patões, empresários, aqueles que geram empregos e riqueza, também estão se queixando de suas pequenas margens de lucro. Aqui no Brasil 36% de tudo que se ganha vai para o governo.
E claro, quem sofre mais e primeiro são os desempregados!
Não sei se são os estados os principais glutões desta histórinha de terror. As grandes empresas multinacionais bem podem se queixar que não comovem ninguém.
;-)
Enviar um comentário