domingo, setembro 05, 2010

Ilusão


Fumar dá muito estilo! Uma pessoa recosta-se na cadeira reluzente sob o sol na esplanada. Segura o cigarrinho, apoiado num cotovelo em ângulo correcto e calculado conforme as regras da boa exportação de imagem individual. Os olhos semicerrados fixam um ponto indefinido no horizonte recortado pelos prédios altos, horizonte enfioscado nas janelinhas em filas ordeiras e sincopadas.

O movimento de trazer o cigarro de volta aos lábios é muito lento. O beijo para aspiração do fumo parece-me poético, coisa profunda. Continuo a olhar as duas pessoas que fumam lá fora, ao sol. São um homem e uma mulher, em mesas separadas. Comportam-se com majestade, parecem alheados das coisas do mundo. O fumo que expelem, fazendo gestos peculiares com os lábios, mistura-se no ar e desaparece, como um sonho que quase ganhou forma palpável mas não resistiu ao calor.

As poses dos dois fumadores têm muito estilo. Não aguento mais e saio para, também eu, fumar um cigarro. Acendo-o e experimento os gestos correctos. Mas não, não é uma questão de estilo. As coisas encaixam mas não ficam perfeitas. Por muito bela que seja a imagem projectada ou imaginada ou lá o que é, trata-se de puro vício. Nada mais, nada menos que vício. Como viver.

5 comentários:

Anónimo disse...

hihihihihihi, eu já cheguei a fumar 1 maço por dia. Eu gostava heim? Li agora há pouco alguma coisa assim:'
Muitos disseram que pararam de fumar, mas pretendem voltar quando fizerem 70 anos. É sempre essa a data, o número cabalístico. Parece que depois dos 70 pode-se entregar pra Deus e ser feliz como o diabo gosta.'
acho que com 70 então, eu volto com tudo que tenho direito, hahahahhaa
bjk
madoka

Silvares disse...

Eis uma boa ideia, deixar de fumar agora e voltar aos 70... se ainda for a tempo de lá chegar.

Jorge Pinheiro disse...

O melhor estilo é mesmo não fumar. Mas temos sempre de ter algum vício. Ao menos esse, para além de cancro, não provoca efeito algum :)

Silvares disse...

Com os avisos nos maços de cigarros ficamos a saber muitas outras coisas que podemos "ganhar".

Nana Queiroz disse...

Ahh adorei seu post...fumava por questão de estilo (só pode ter sido) rs...Hoje não suporto o cheirinho do cigarro