quinta-feira, março 05, 2009

Vigilantes

Watchmen no écrã e na págna do comic book


Estreia hoje um filme daqueles que nem toda a gente vai querer ver por ser uma coisa que mete personagens saídinhas de um Comic americano, personagens com fatos ridículos e coloridos, enfiadas em collants e com a cabeça ocupada por problemas mais cósmicos do que cómicos. Estou a falar de Watchmen, pois estou.

Pesoalmente sou fã de loo0nga data. O meu exemplar em papel de Watchmen tem anotado o ano e o local de aquisição: 1990, Livraria do Duque. Há 19 anos!

Lembro-me de se ter dito, naquela época longínqua, que estavamos perante uma obra-prima da Banda Desenhada (ou dos Comics ou das Histórias em Quadrinhos, como quisermos). Absolutamente de acordo. Alan Moore é um autor inventivo que raramente se satisfaz com as coisinhas que já fez (mesmo que sejam enormes ou excelentes) e pretende fazer melhor da próxima vez. Por isso, enquanto houver "próxima vez" para Moore, poderemos estar atentos e esperançados.

Regressando ao aqui e mais daqui a bocado; o filme vem fazendo furor. Como de costume, o trabalho de promoção tem sido eficaz. Vão-se mostrando umas imagens, vai-se "metendo o veneno" na cabeça dos espectadores, a vontade de ver cresce, cresce, cresce. Chovem elogios, os actores confessam o entusiasmo que sentiram por poderem ter feito parte de um projecto de tamanha excelência, enfim, enquanto não for ver, uma pessoa tem a sensação de estar incompleta (a publicidade ainda vai dar cabo de nós!).

Pronto, estreia hoje mas, possivelmente, só irei ver amanhã. Hoje tenho trabalho importante para realizar, não há um buraquinho que seja para permitir uma fuga até à escuridão da sala de cinema.

A minha filha, no esplendor dos seus 15 anos de idade, está impaciente por ir ver o filme. Eu também, confesso e apesar de tudo. Ela já prometeu que irá ver o filme 5 vezes. Eu ainda não prometi nada. Mas se a coisa for mesmo tão extraordinária como a pintam... quem sabe?

9 comentários:

ecila disse...

Também estou em pulgas para ver o filme! Aqui também estreia hoje :)

Beto Canales disse...

E aumenta minha lista.

Anónimo disse...

Ótima sugestão.

( curioso : na verificação de palavras , a palavra de meu comentário é " Munch" )

the dear Zé disse...

Meu, não atires foguetes antes da festa. Lembra-te da porcaria que fizeram à "Liga dos Cavalheiros".
Ver para crer com o dizia o santo.
Abraço.

Silvares disse...

Ecila, não perco por nada (espero eu).

Beto, uma lista longa é uma benção que Deus oferece sem esperar nada em troca (digo eu).

Peri, vamos a ver. Essa do Munch é uma daquelas coincidências. Será que vai aparecer alguma coisa sobre ele nos próximos dias, algo que nos capte a atenção? Se não aparecer eu faço um post!
:-)

Caçador, "A Liga dos Cavalheiros" foi um tiro ao lado mas, mesmo assim, não matou ninguém. Deixou um ou outro estropiado e pronto. Este aqui tem mais hipóteses de acertar no alvo.

Ví Leardi disse...

Aqui também começa ...vou correndo e quem sabe não 5 vzs como sua filha mas 2 pelo trailer ...com certeza.

òtima sua crítica ao filme de Eastwood sem dúvida a não perder...

GUGA ALAYON disse...

imperdível

Anónimo disse...

Diante de tantos comentários favoraveis só me resta concordar e vou tentar ver!

Silvares disse...

Ví, Guga, Eduardo´, a ver...