sábado, março 21, 2009

Uma visita agradável


O Visitante é um filme excelente. Prefiro começar assim, para que tudo fique explicado logo à partida, porque o filme deixou-me com um sorriso nos lábios que regressa, sem esforço, quando me recordo daquilo que vi.

O argumento é envolvente, as personagens perfeitamente credíveis e a narrativa escorreita. Cada imagem é pensada e enquadrada com um rigor estonteante, encaixando-se na perfeição geral sem hesitar nem forçar o olhar do espectador. É tudo melhor que muito bom. Mas há uma coisinha que se destaca extraordináriamente, o desempenho de Richard Jenkins (na foto) que lhe valeu a nomeação para o Oscar de melhor actor que viria a ser atribuído a Sean Penn no papel de Milk. Este gajo é um senhor!

O Visitante é mais um daqueles filmes de baixo orçamento que apostam tudo na narrativa e na profundidade dramática em detrimento do efeito fácil e do jogo rodopiante da câmara de filmar. Conta-se uma história e o espectador entra nela sem precisar de pedir licença.
Entramos no filme como visitantes convidados e sentimos que somos muito bem-vindos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Vou gostar de ver! Gosto desses filmes sem pirotecnia nas imagens!

Selena Sartorelo disse...

Olá!!!!!!!
Adoro cinema e tenho como meta nunca considerar as críticas pois elas acabam sendo mais um resumo do filme do que propriamente o conhecimento do assunto que lhe compete criticar. Mas hoje leio uma opinião que certamente me levará ao cinema.

beijos,
Selena

the dear Zé disse...

Na vi. Fui ver o Spirit. Sou fã do Spirit, da bd, claro. Quanto ao filme... enfim, já vi piores adaptações...

Anónimo disse...

Silvares,

gosto muito dessa sua chamada na parte superior do sidebar! Parabéns! Muito pouca gente usa, postando, e a maioria, quase absoluta, não usa lendo!

Ví Leardi disse...

Ainda não esta por aqui...mas já na minha lista! merecida nomeação para este excelente ator que até hoje só fez papéis menores..grande talento!

Jorge Pinheiro disse...

Aonde é que isso está?

Silvares disse...

Eduardo, gosto de muitos géneros diferentes mas cada vez mais aprecio os filmes que jogam tudo no argumento e no trabalho dos actores.
A imagem complementar no topo do sidebar é um recurso que me parece dar maior dinamismo aos posts.

Selena, normalmente só leio as críticas depois de ver os filmes. É para evitar isso que você refere, não quero saber do que trata antes de ver!

Caçador, quando vi o "trailer" do Spirit decidi que não iria ver o filme ao cinema. Tenho demasiados Spirits na prateleira e li inúmeras histórias para ser capaz de olhar aquela personagem como sendo o Spirit. Espero pelo DVD.

Ví, é isso mesmo,Richard Jenkins tem feito papéis menores mas, desta vez, não perdeu a oportunidade de representar um protagonista em grande estilo.

Jorge, em Lisboa O Visitante está em exibição apenas no King na sala 3. Vá lá que está numa sala e não passou directamente para DVD como aconteceu, por exemplo, com outro filme de grande qualidade como é "Savages".

ecila disse...

Também já vi o filme e gostei principalmente do desempenho do Richard Jenkins. Acho até que conheco pessoas parecidas com ele, um personagem realmente muito credivel.

Alice Salles disse...

Esse eu quero ver!