quarta-feira, dezembro 08, 2010

Sossego ou medo?


Toda esta história em volta de Assange me deixa a pensar em várias coisas, nem sei bem qual delas a mais desagradável.

Fico a pensar que  toda a histeria democrática com que bombardeamos regularmente os chineses por não permitirem um espaço de informação e comunicação aberto e sem censura não passa disso mesmo, histeria. Histeria e cinismo porque, afinal de contas, a liberdade de expressão não é assim tão radical como se pensa.

Penso também que o sonho de uma sociedade aberta e governada por personagens interessadas no bem comum é mais um pesadelo que outra coisa. Lá por trás anda tudo metido em cenas pouco edificantes e o que passa para os canais de informação convencionais são meros contos fantásticos. Quando alguém mete a boca no trombone e deita cá para fora hsitórias verdadeiras que desconstroem os tais contos fantásticos está a arriscar a pele. Isso não deveria acontecer mas, como podemos constatar com o caso de Assange, é o que acontece, de facto.

Finalmente, uma dúvida: o que é melhor para as sociedades democráticas, saber o que se passa ou viver na ignorância e na ilusão? A ignorância sossega, a verdade assusta?

8 comentários:

the dear Zé disse...

tenho mesmo que responder agora??

Rui Sousa disse...

É exactamente essa a razão pela qual os politicos mentem, porque as pessoas não querem saber a verdade. A democracia possibilita-nos o acesso ao sonho ... e quando sonhamos ... é bom demais, é o melhor da vida ... o resto são banalidades e misérias. Quem é que se quer preocupar com isso?

Anónimo disse...

é sempre melhor saber do que não saber, mesmo sendo essa verdade assustadora, o importante é termos a opção de podermos escolher as informações, as oportunidades, os caminhos...
madoka

Rui Sousa disse...

Madoka,
Depende das pessoas, depende da verdade e finalmente depende das circunstâncias. Eu também gostava de concordar com essa máxima, mas eu próprio não tenho a certeza que tenha sempre falado verdade na minha vida e muito menos a certeza de ter uma fé inabalável na … verdade :-).

a vida é larga disse...

respondo com um abraço de oceano pelo meio !

Silvares disse...

Zé, podes ir pensando no assunto.

Rui, Madoka, andamos a ser, no mínimo, iludidos. O melhor é... não sei o que é melhor!

Abraço também para ti.

a vida é larga disse...

tota !
ehehehehe !!!

Tuca Zamagna disse...

O “Caso Assange”, Silvares, lembra muito o ocorrido com o lingüista Noam Chomsky no início dos anos 70, quando ele tentou publicar o livro Banhos de Sangue (não me lembro do título original, mas creio que é algo parecido). A obra foi proibida pelo governo norte-americano e Chomsky boicotado no meio acadêmico, acusado de anti-americanismo. Conhece o livro? É extraordinário. E não tem, exceto na apresentação, nem uma linha escrita por ele. É apenas uma coletânea de dezenas de notícias de jornais de vários países, inclusive dos Estados Unidos, dando conta de massacres ocorridos durante a década de 60 com o apoio ou a participação direta de tropas norte-americanas. O livro foi lançado na França e só seria editado nos EUA alguns anos depois, quando já havia sido publicado em diversos países, inclusive no Brasil, então ainda sob o jugo da ditadura militar apoiada desde o início pela logística militar e por capitais norte-americanos...

Abraços