Assisti o assalto do Capitólio via TV, sentado no sofá, confortado pela presença da minha filha e da minha esposa. Talvez tenha sido isso, o conforto acolhedor, que provocou em mim a sensação de que aquilo era merecido. Hordas de bárbaros, incitados por um demente narcisista, invadiam o símbolo da democracia norte americana com um desplante de imbecis ininputáveis; os EUA a colherem a tempestade por eles semeada.
Aquilo foi uma tentativa de golpe de estado. Trump assumiu-se como terrorista de extrema-direita embora me pareça que ele não compreende muito bem o que isso possa ser. O homem é um caso clínico que caminha. Agora começa a ficar isolado nos corredores do poder. Aqueles que lhe alimentaram a demência começam a recuar, assustados pela dimensão monstruosa do animal que apaparicaram.
Fico com a sensação de ter assistido ao princípio do fim do império americano em declínio acelerado. Não sei bem o que esperar dos tempos futuros mas temo que Biden não seja capaz de colar os cacos. A Democracia está gravemente ferida. Resta-nos a União Europeia, os Estados Unidos da América perderam o pé.
2 comentários:
Uma verdadeira selva.
Acredito que depois da retirada do demente tudo acalmará.
Oxalá. Temo, no entanto, que as coisas não sejam tão pacíficas assim.
Enviar um comentário