domingo, janeiro 06, 2013

O russo


Esta historieta rocambolesca da troca de nacionalidade tem feito correr mais tinta do que, se calhar, devia. Pessoalmente não sei se me espante. Na verdade nunca liguei muito a Depardieu, cuja principal qualidade sempre terá sido, a meu ver, o nariz torto e uma figura grotesca que ele equilibra com uma imagem afável. O tipo parece bonzinho.

Pelos vistos não é tão bonzinho como parece e, com um nariz daqueles, quando lhe sobe a mostarda perde a compostura.Trocar a cidadania francesa pela russa parece-me um pouco andar de cavalo para burro, mas o vil metal fala alto e cada um sabe de si.

A fazer fé numa notícia que acabei de ler num jornal desportivo online, ter-lhe-á sido oferecido o lugar de Ministro da Cultura de uma república russa, a Mordóvia. Isto é que é subir rápido na vida!

Nunca tinha ouvido falar da Mordóvia (o nome presta-se a jogos de palavras brincalhões) mas, pelos vistos, o lugar de Ministro da Cultura lá para aquelas bandas dispensa a necessidade de falar a língua local. Imagino que, tal como diz Depardieu, seja um sítio onde há uma democracia muito bonita.

Na verdade Gerard Depardieu sempre foi russo! Embora na imagem não se note, pois está caracterizado como Rasputine e, por isso, tem o cabelo escuro, o actor ex-francês tem o cabelo russo. Sempre teve.

4 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

É um caso que nem merece que a gente se incomode. A questão é o vai o governo francês fazer, relativamente aos bens de Deparcoiso em França.

myra disse...

vim te ver atraves de Nosso amigo Eduardo, e gosto mto, e estou de acordo com o Jorge!!!!
um abraco

Anónimo disse...

Para um ator trocar de papéis, de personagens, ou de nacionalidade é como trocamos de meias. Com a diferença que no caso deles, é por conta de milhões de euros, e as nossas meias porque estão sujas ou furadas....

Silvares disse...

Jorge, afinal a lei dos 75% não passou em França, quem passou foi o Depardieu.

Myra, volta sempre.
:-)

Eduardo, realmente, acho que tens razão, tudo isto não passa de um papel que o actor está a desempenhar. Um papel de gosto algo duvidoso mas, enfim...