segunda-feira, agosto 26, 2013

Redesign

Aqui há dias fui ao cinema com a minha filha. Estávamos em Viseu, a oferta cinematográfica não é mais entusiasmante. Insisti no filme "O Mascarilha". Um pouco contrariada a rapariga lá acedeu. Afinal de contas, férias são férias e não custa nada fazer a vontade ao velho.

A personagem preencheu parte do meu imaginário juvenil através dos livros de quadradinhos. Apesar de não ter grandes expectativas em relação ao filme penso que queria matar saudades da minha infância. Lá fomos.

O filme é desopilante. As cenas de acção têm momentos de grande espectáculo e divertimento. As personagens surpreendem com atitudes inesperadas e há pormenores de uma violência cruel que, no contexto, provocam o riso apesar de tudo. Ao contrário do que eu esperava, a narrativa não era tão linear quanto seria de esperar numa coisa deste género. Talvez por isso o filme tenha sido um fracasso de bilheteira nos Estados Unidos (ver aqui).

É de salientar o "redesign" da personagem de Tonto, o índio, interpretada por Johnny Depp. Os maus são muito maus e os bons... nem por isso. À saída vínhamos com um sorriso estampado no rosto. Afinal valera a pena.

5 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Silvares!
Gosto bastante do Johnny Depp, só que recentemente assisti "Sombras da noite" e estou um pouco avessa a ter novas experiências com ele! :) É que esse foi o filme mais chato que assisti com ele.
Aqui no Brasil, o filme que assistiu recebeu o título de "O Cavaleiro Solitário" e a crítica não foi muito boa. Mas isso não quer dizer nada, uma amiga assistiu e disse ter tido crise de risos.
Boa semana!!
Ainda em férias?

luísM disse...

Como dizes, férias são férias, mas mesmo assim...
Exatamente por ter mamado a banda desenhada e a série na televisão (num tempo em que tinha de ir a um café da zona ao domingo, para não perder os episódios, perto da hora de jantar) e ter ainda a memória dessas histórias do mascarilha, que olho de lado para os cartazes. Repensando, como adulto, a memória de puto, fica-me a ideia dumas histórias demasiado semelhantes, um pouco monótonas nas particularidades, sem características interessantes no desenho. Não gosto quando as "atualizações" destas histórias desfazem a nostalgia das aventuras do meu passado. Poucas têm-na mantido intacta (honra seja feita aos primeiros Batman}.

Silvares disse...

Luma, a sua amiga decerto sentiu algo semelhante ao que eu senti. O filme é pura diversão.

Luís, caríssimo amigo, há quanto tempo! Trata-se de um filme sem grandes pretensões. O tempo passa sobre as coisas...

Silvares disse...

Luma, ainda em férias, sim. As escolas em Portugal estão fechadas durante o mês de Agosto, o calor pode ser insuportável! Sendo professor só regresso ao trabalho no início de Setembro para preparar o próximo ano lectivo, que começa lá para o meio do mês.

the dear Zé disse...

pronto, ok, estou convencido, lá irei...