quarta-feira, dezembro 21, 2011

Kim III

Eu sei que não sei grande coisa sobre o que se passa na Coreia do Norte. Eu sei que, para um gajo que vive neste lado do planeta, é complicado compreender o que vai nas cabeças dos norte-coreanos quando choram assim, como madalenas arrependidas, baba e ranho, perante as imagens dos seus queridos líderes feitos múmias ou, mais simplesmente, transformados em memórias. Eu sei.

Além do que acima fica escrito também me faz confusão que os comunistas que conheço fiquem todos eriçados quando se fala mal da Coreia do Norte. Agora que o mundo contemporâneo se torceu todo de fora para dentro e de dentro para fora, resta-lhes este cadáver político e social como âncora ideológica, o que não deixa de ser paradigmático da fome doutrinária que passam.

Como pode ser comunista um país onde o poder é hereditário, passando de pai tirano para filho? Qual  a sustentação ideológica para esta situação aberrante? Como designar o regime norte-coreano? Monarquia?

Deixem-me finalizar este post meio macaco dizendo que a morte de Kim II me tocou tanto como a do Kim que o antecedeu na cadeira de rei da Coreia do Norte. Dois gordos que governaram com pata de ferro um país de pobres escanzelados e  que agora têm em Kim III um herdeiro gordo e seboso como eles.


6 comentários:

the dear Zé disse...

pronto,já vais ouvir ralhar...

Silvares disse...

Se for em coreano não percebo nada. Como de costume.

Olaio disse...

Como faço parte dos comunistas que tu conheces, sinto-me atingido no post e por isso, qualquer coisa tenho que dizer :)

Os comunistas não ficam eriçados por se dizer mal da Coreia do Norte, os comunistas ficam eriçados quando topam campanhas organizadas pelos imperialistas americanos e não só, para denegrir um país de forma a justificar todo o tipo de malfeitorias, inclusive guerras, que os criminosos de Washington decidem realizar.

Foi assim na Coreia quando nos anos 50 do século passado os EUA invadiram aquele país para o submeter à sua pata, coisa que falharam mas acabaram por dividi-lo. É assim ainda hoje, quando tentam interferir de todas as formas e feitios na economia dos norte-coreanos, seja com bloqueios financeiros, económicos e mesmo alimentares.

É que sabes os norte-coreanos podem ser de tal forma excêntricos que nem tu, nem eu, os percebemos lá muito bem, mas o que eu não aceito é que os filhos da puta do costume os queiram lixar… deixa-me o pelo eriçado.

É assim tão difícil de perceber?

PS: Já agora recordo só UMA DAS últimas campanhas infames contra aquele país.

No final do último campeonato do mundo o filho da puta do João Havelange que dirige a FIFA, organismo que devia estar à margem de campanhas politicas, deu-se ao luxo de dar uma conferência de imprensa a pedir explicações sobre o que tinha acontecido à comitiva de futebol norte-coreana, pois segundo uns zunzuns que lhe tinham chegado, tinham sido presos, torturados, degredados, mortos ou espetados em paus, não se sabiam bem.

Escusado será dizer que a conferência de imprensa, a ver pela forma como foi publicitada em Portugal, teve honras de destaque na imprensa mundial, ficando a ideia espalhada pelas mentes incautas das malvadezes dos dirigentes coreanos.

Mas o que é que se passava?? Se o filho da puta do João Havelange tivesse procurado o mínimo de informação (é evidente que a ideia não era essa) sobre a equipa da Coreia do Norte, teria sabido antes da conferência de imprensa que alguns jogadores já estavam nas suas equipas no Japão e que os outros estavam a trabalhar normalmente. Na semana a seguir, um breve e lacónico comunicado da FIFA explicava isso mesmo, só que sem a mesma publicidade do que a conferência da semana anterior.

É claro que tu vais achar isso normal e que nem tem nada a ver com a ideia deformada que se tem por cá daquele país

Silvares disse...

Quanto ao João Havelange está tudo dito. Já quanto ao método de escolha dos dirigentes coreanos fica tudo por dizer.
:-(

the dear Zé disse...

eu não te disse?

Olaio disse...

O método de escolha dos dirigentes Coreanos é anacrónico e nada democrático, mas também os nossos vizinhos espanhois têm um Bourbon por graça de Franco, os civilizados britânicos têm a grotesca e degradante casa real,já para não falar na mui democrática Arábia Saudita, mas isso não faz deles uns monstros.

E agora acabo com uma piada muito em voga cá por estas bandas; Bom Natal e feliz ano novo! :))