sábado, agosto 25, 2018

Decadência

O corpo envelhece, as faculdades mentais degradam-se na razão inversa ao acumular de informação. A decadência do indivíduo é como uma perversão imposta por uma figura divina: quanto mais sabes menos serás capaz de processar aquilo que compreendes. Toma lá e não te queixes!

Obrigadinho, ó figura divina, bem podes enfiar a tua grandiosidade num sítio que eu cá sei.

Enquanto corpo social (verdadeiro protótipo daquilo que imaginamos ser uma divindade) também o processamento e aplicação do saber se torna um caso bicudo. Sendo mais as vozes que as nozes é uma confusão de ideias e princípios que se enredam uns nos outros e fazem tropeçar a nossa vida em comum. Cambaleamos em direcção ao abismo.

Imagino que o azedume que hoje me faz escrever estas linhas seja um sintoma de envelhecimento da alma que me anima. Ou talvez não, isso não interessa nada (nadinha!) quando penso no conjunto da Humanidade.

Não é por morrer uma formiga que o Inverno não regressa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais um lindo texto. Rui por que não os publica em sua página do FB? O Varal nos bons tempos tinha 750 seguidores. Hoje no FB tenho 5450 em duas páginas (porque o máximo é 5000 por página) Nos blogs são muito pouco lidos, e comentados. Não os esconda.

Silvares disse...

Obrigado Eduardo. Estes textos são para aqui mesmo. No Facebook vou colocando apenas imagens. São lugares distintos, coisas diferentes...