quinta-feira, janeiro 02, 2014

Roma


Palazzo, chiesa, pizza, spaghetti, spaghetti, pizza, chiesa, palazzo. Haverá país no mundo com mais igrejas do que Itália? Sendo Roma a capital, haverá cidade no mundo com mais igrejas do que Roma? Pizzarias e spaghetterias. Palácios... caramba, quantos palácios tem Roma?

Ruas estreitas, igrejas e palácios. Ristorantes aos molhos e milhares de turistas caminhando. A cidade está repleta de pormenores artísticos. É uma coisa esmagadora e deslumbrante. Palácio, igreja, igreja, palácio. Entrar numa igreja ou outra, assim, ao acaso, é uma experiência estonteante. Encontram-se coisas magníficas! E, de vez em quando, um rasto de Deus.

O Panteão, as piazzas, bom, as piazzas... a Piazza Navona é uma feira permanente, a Piazza dei Fiori é uma feira ocasional, a Fontana dei Trevi não percebi o que é. Fiquei com a impressão que é um portal para outra dimensão mas não posso afirmá-lo com toda a certeza.

Enfim, alguns dias a percorrer as vias romanas deixaram-me com vontade de o fazer de novo. Um dia voltarei e talvez veja o Papa. Desta vez fui ver a Capela Sistina. Para a próxima vou fazer-te uma visita, Chico, fica combinado.

Arrivederci Roma.

4 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

A sensação de que se pode encontrar qualquer obra de arte ao virar da esquina está omnipresente em Roma. A zona da via Veneto tb é interessante, em especial as ruas por trás (a caminho da Praça de Espanha). Muitos bares e restaurantes onde estiveram artistas famosos no boom do cinema italiano dos anos 60/70.

Anónimo disse...

A alma de Fellini esta viva em toda Roma. Não ha como não senti-la.

Silvares disse...

Jorge, gosto mesmo de me perder pelas ruas.
:-)

Eduardo, viva Roma!!!
:-D

mauro m disse...

Silvares
" a Fontana dei Trevi não percebi o que é. Fiquei com a impressão que é um portal para outra dimensão " , uma ótima definição !!!!