domingo, janeiro 22, 2012

SOPA não, obrigado

É sabido que uma percentagem absurdamente elevada de crianças detesta comer a sopa. De nada valem os esforços dos adultos que as tentam convencer a abrir a boca e engolir o que lhes pretendem enfiar boca abaixo.

Quando a teimosia se mantém, é vulgar ameaçar os petizes com a polícia, o papão, ou outras figuras que possam representar um poder repressivo suficientemente poderoso que as faça reconsiderar e abrir a boca para receber a colherada maldita.

O que se passou com a SOPA (Stop Online Piracy Act) que os EUA tentaram convencer o pessoal a comer não foi muito diferente. Como de costume, os legisladores norte-americanos pretendem saber o que convém ao resto do mundo, desta feita por forma a regrar o espaço virtual planetário que habitamos em conjunto.

A coisa metia um bocado de medo e ampliaria o papel de xerife mundial que os EUA gostam de ver em si próprios quando se olham ao espelho. Se a SOPA tivesse sido aceite havia de ser o bom o bonito, com os juízes americanos a pedirem que lhes enviassem na volta do correio todas as pessoas que se tivessem recusado a enfiar a zurrapa goela abaixo, portando-se mal e merecendo castigo severo.

Por uma vez imperou o bom senso e, para já, não temos de comer o que não queremos comer.

7 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Sim, a SOPA e a PIPA ficaram adiadas. Mas está nova iniciativa em curso. É assunto ambíguo. Os direitos de autor estão de facto a ser prejudicados. Mas não pode ser com censura e vigilância que se acautelam tais direitos.

Li Ferreira Nhan disse...

Sorry,
mas meu comentário vai para
'O SENHOR DA SOPA' ao lado
com o
"carrega-me no nariz":
roubou a cena, o post!
Tacada de mestre!
Parabéns, adorei!
:))

Luma Rosa disse...

Imagine uma imensa biblioteca onde você pode ter acesso não apenas a todos os livros já escritos, mas também às músicas, filmes, ideias – se você não PAGAR por isso, você não vai TER A PROPRIEDADE. Vai apenas poder tomar emprestado. Ter um acesso limitado. O que é diferente – BEM diferente – de colocar em seu kindle ou em seu iPod. Que é o que acontece com esta biblioteca mundial, chamada Internet. Por isso novas leis são necessárias para regulamentar a internet. SOPA e PIPA foram mal formuladas e atravessaram para outras areas. Mas o debate continua e algo tem que ser feito em muito breve, e vai ser feito.
Dá uma olhadinha nesse vídeo http://vimeo.com/12784153
Boa semana!

Anónimo disse...

Sopinha simplismente adiada! Odiada, mas adiada!

Zeca disse...

... e pronto, já está assinada a ACTA e agora já foste.
O que é curioso é que isto já está a ser preparado há muito tempo, enquanto nos cobram a facturinha para termos acesso aos serviços:

http://www.ruicruz.pt/zonhub.html

Parece-me que já chega! somos mesmo totós!
:-(

banzai disse...

as 'crianças' não são mais as mesmas, não adianta mais 'brincar'de aviãozinho e tentar colocar goela abaixo porque vão reclamar meu caro amigo.
beijinhos
madoka

Silvares disse...

Jorge, um problema tão complexo não se resolverá com a primeira ideia luminosa de um legislador apressado...

Li, aquele senhor tinha uma expressão tão sorridente que me pareceu não se importar que lhe carregássemos no nariz!

Luma, concordo consigo a 200%. Grato pelo link (excelente).

Eduardo, tem razão, penso que estão apenas a trocar a receita. Da sopa ninguém escapa, goste ou não goste de a comer.

Zeca, as letrinhas pequenas dos contratos também mereciam uma sopa valente!

Madoka (finalmente conseguiu regressar!?), as criancinhas estão crescidas, não é mesmo? São o nosso orgulho!
:-)